Curta no Facebook

terça-feira, 12 de setembro de 2017

"Como Nosso Pais", de Laís Bodanzky (2017)



"Como Nossos Pais", grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado, é um filme melhor do que eu apostava que fosse, mas menor do que poderia ser. Na ânsia de abordar o máximo de assuntos pertinentes à condição da mulher na sociedade, a diretora Laís Bodanzky acaba sobrecarregando o próprio filme e endurecendo-o, deixando pouco espaço para  ou para a imaginação e interpretação. Sei que quem vem "apanhando" há tempos tem pressa, tem necessidade de se expressar, de mandar o seu recado da maneira mais clara possível, mas essa literalidade, muitas vezes, sacrifica a poesia e é bom lembrar, cinema é arte. Por outro lado, mesmo um tanto endurecido por essa escolha da diretora, o filme consegue ter um bom ritmo e na maior parte do tempo, mantém-se atraente para o espectador.
No filme, Rosa (Maria Ribeiro) é uma mulher que, como muitas no mundo de hoje, vê-se completamente sufocada e perdida diante de todas as suas atribuições, o que é ainda mais agravado pela total falta de comprometimento do marido, por problemas com a mãe e pelas situações complicadoras do dia a dia que não escolhem hora para aparecer. Maria Ribeiro, conforme já era comentado, está realmente muito bem em seu papel, transmitindo com muita verdade todas as angústias daquela mãe-dona de casa- profissional-cozinheira-chofer de filhos-contadora de histórias-psicóloga-filha-esposa-sonhadora-gente. E aí vai outro mérito à diretora na construção da personagem fazendo com que no início quase a odiemos, tamanha sua irracionalidade, mas que logo venhamos a compreender que aquelas atitudes iniciais refletem seu estado emocional absolutamente no limite. Já Paulo Vilhena, também bastante elogiado no seu papel de Dado, o marido, a mim pareceu-me o mais do mesmo. Gostaria que ele tivesse me surpreendido mas não foi dessa vez. Foi o mesmo surfista de sempre só que desta vez sem prancha. A praia era outra. Eram reservas indígenas mas ele era o mesmo "carinha" lóki de sempre. Pro papel... serviu. Mas gostaria um dia de ver esse ator fazendo algum personagem que não seja ele mesmo.
Jorge Mautner, ao contrário, num papel menor, quase uma participação especial, é um show à parte, esbanjando carisma como o pai de Rosa, artista plástico doidão garantindo as cenas mais gostosas e divertidas do filme.
Embora não confirme o grande filme que prometia entregar, "Como Nossos Pais" é sem dúvida um filme importante no atual contexto e no presente momento de debate da condição da mulher dentro da atual configuração de sociedade na qual vivemos. é uma obra urgente e necessária que suscita uma série de reflexões especialmente por parte de nós, os marmanjos, mas que, não se engane, propõe sim, também bons questionamentos e reavaliações direcionados às mulheres. Talvez por sua relevância neste momento de discussão e afirmação da mulher, independente de ser maravilhosos ou não, "Como Nosso Pais" venha a ser lembrado como um daqueles filmes que marcaram época. Talvez... O tempo dirá.
Rosa tendo que enfrentar, além de todos os problemas "normais"
do dia a dia, situações difíceis com a mãe.


Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário