Curta no Facebook

sábado, 4 de março de 2017

Exposição "Onde Anda a Onda II - Cartografia das Artes Plásticas no Distrito Federal" - Museu Nacional da República Honestino Guimarães - Brasília /DF









Conheci há pouco tempo, em minha ida a Brasília, o Museu Honestino Guimarães, mais conhecido apenas como Museu Nacional. O prédio, uma imensa concha branca de concreto que lembra algo como um disco voador, já é por si só uma obra de arte por sua própria ousadia e minimalismo já estimula os sentidos do visitante para o que venha a encontrar lá dentro. Com um espaço interno praticamente todo livre, a visão de seu interior é ampla e seu percurso torna-se livre e fluído, sendo muito apropriado para esculturas e instalações de grande porte. Foi exatamente o que encontrei na exposição que vi quando da minha visita, "Onde Anda a Onda II", que comemorava os 10 anos do Museu Nacional. A mostra coletiva, de ênfase contemporânea, tem a interessante proposta de  exibir os trabalhos das principais galerias de arte da cidade e do Distrito Federal, levando assim ao público, em um lugar só, um material na maioria das vezes restrito com nomes que não estão ainda muito acostumados a ouvir. Participam do evento os artistas André Santangelo, Christus Nóbrega, Clarice Gonçalves, Elyezer Szturm, Gê Orthof, João Angelini, Ralph Gehre, Rodrigo de Almeida Cruz, Sanagê e Virgílio Neto, que tiveram oportunidade de mostrarem seus trabalhos num espaço tão significativo quanto o Museu Nacional.
Encontra-se na exposição muita coisa interessante, com os mais diversos tipos de técnica, formato, estética e proposta: óleos sobre tela, acrílicos sobre compensado, fotografia, vídeo, luz, som, aço, vidro, tijolo, madeira, plástico, sucata, tudo disposto inventivamente por diversos artistas de todo o Distrito Federal em nome da arte. Algumas coisas mais interessantes, outras nem tanto, algumas coisas muito ousadas, outras extrapolando na ousadia, alguns gostam muito, outros não gostam nem um pouco, É assim... mas é tudo muito válido dentro do vasto campo da arte.
Mas numa cidade projetada por Oscar Niemeyer, numa edificação como aquela, independente do que houver dentro do museu, fica difícil qualquer trabalho concorrer com a obra magnífica do gênio que, gostos e preferências artísticas à parte, já faz valer a pena a visita.
A exibição da exposição que teria sido encerrada no início de fevereiro, foi prorrogada até 19 de março, portanto, para quem se interessar e for de Brasília ou estiver por lá a turismo, está em tempo.


Fique, abaixo, com algumas imagens da exposição:


























Exposição "Onde Anda a Onda II -
Cartogafia das Artes Plásticas no Distrito Federal"
Local: Museu Nacional da República Honestino Guimarães
Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto - Zona 0 - Brasília - DF
Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário