Curta no Facebook

sábado, 28 de janeiro de 2017

"O Invasor Americano", de Michael Moore (2016)



Assisti o documentário disponível no Netflix “O Invasor Americano” (“Where to Invade Next”), do Michael Moore - mesmo diretor de “Tiros em Columbine” e “Fahrenheit 11 de Setembro” - onde ele aponta com deboche (como sempre) para a política dos EUA com foco no bem estar social norte-americano.
Entre diversos aspectos os que me chamaram mais atenção são dois que, aqui no Brasil, podemos dizer que temos este tipo de política MUITO similar ao dos EUA: a política antidrogas e a política carcerária. Estas duas sendo o foco da mídia nacional esta semana devido aos terríveis ocorridos nas prisões de Manaus e Roraima.
Moore crava a bandeira yankee na sala do casal português.
Michael Moore visita Portugal e conversa com policiais e com políticos a respeito de como o país lida em relação a usuários de drogas, onde se constata que, nos últimos quinze anos, nenhuma pessoa foi presa por consumo no país. Aí pergunto, estamos cerca de 40 anos na "guerra às drogas" e tá na cara que todos estão perdendo de lavada, que bilhões já foram desperdiçados, não é o momento de colocar o rabo entre as pernas e admitir erro? de que uma nova forma de posicionamento já é mais do que na hora de ser tomado? de parar de achar que consumo de entorpecentes é caso de polícia e focar no que ele realmente é: UM CASO DE SAÚDE. Muito bom esse ponto do documentário.
O diretor também visita países nórdicos como Noruega e vai conhecer o sistema prisional, que, obviamente por terem muito menos delitos, há muito menos detentos e, todo o sistema prisional é focado em reabilitar o preso e não em puni-lo, não há um sentimento de vingança, há um sentimento de necessidade de corrigir a pessoa que cometeu um erro. Mesmo com superpopulação de presos, não deveríamos pensar numa forma de fazer com que eles sejam conduzidos a uma reabilitação e, quiçá, tornem-se produtivos mesmo estando encarcerados? É interessante ver o quão próximo dos EUA estamos nesse quesito, na forma como se encara os presos.
Documentário recomendadíssimo com diversos pontos importantes da sociedade e mostrando que, se não está dando certo o que se tem feito em décadas, não é a hora de mudar radicalmente a forma como encaramos as coisas que não dão certo? Assistam, vale a pena.


por Ricardo Finocchiaro


"O Invasor Americano" -  trailer






Ricardo Finocchiaro é jornalista por formação,
mas produtor cultural por vocação,
proprietário da Abstratti Produtora
de Porto Alegre (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário