Curta no Facebook

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

The Beach Boys - "Surfin' USA" (1963)



"Éramos apenas garotos,
mas éramos sérios no nosso trabalho.
O ponto é que quando lhe é dada a chance,
você faz o seu melhor (...)
Eu não gostava de vocais de segunda categoria.
Era o melhor ou nada, na minha opinião.
Os garotos pegaram a ideia."
Brian Wilson



A  maioria das pessoas prefere os Beach Boys mais elaborados e eruditos que chegaram a rivalizar com os Beatles em refinamento compositivo, mas particularmente, embora reconheça todo o valor de obras como "Smiley Smile" e da obra-prima "Pet Sounds", mesmo sob o risco de ser rotulado de ignorante, ainda sou mais a pureza quase juvenil da fase surf. E poucos discos podem representar tão bem esta fase quanto "Surfin' USA", álbum que traz um dos hinos da turma das ondas e um dos maiores clássicos do rock de todos os tempos, a música que lhe dá o nome. É verdade que a canção é uma bela duma cópia de "Sweet Little Sixteen", o que, por sinal, rendeu um belo processo contra a banda e a obrigação de creditar posteriormente o velho Chuck Berry na composição, mas podemos interpretar que, na verdade, "Surfin' USA" talvez tenha sido a oportunidade divina que fora concedida para que pudesse ocorrrer a combinação entre o pai do rock e uma das mentes mais geniais e criativas do mundo da música.
"Surfin' USA" é mais primário, mais cru, é verdade mas traz consigo uma espécie de tradução de um espírito de juventude e aventura que o surf carrega naturalmente e uma sonoridade e postura mais efetivamente roqueira do que adotada por eles mais adiante. Mas não se engane achando que essa crueza reflete em pouca qualidade. Brian Wilson desde sempre já demonstrava sua qualidade de arranjador e instrumentista e o disco já revela grandes virtudes compositivas e técnicas.
Cinco das faixas de "Surfin' USA" são instrumentais, algo muito característico nas bandas de surf music da época, todas elas naquele estilo bem característico, com aquela tradicional guitarra vibrante dobrada e trêmula. Destaque para a notável "Misirlou" de Dick Dale que viria a ser definitivamente imortalizada mais tarde por sua inclusão na tilha do filme "Pulp Fiction", mas dentre estas também merecem destaque a excelente "Stoked" um pouco mais cadenciada, e "Surf Jam", simplesmente selvagem. Das demais gosto muito da balada "The Lonely Sea", de vocal incrível de Brian Wilson; da ótima "Shut Down" que narra um tíico racha automobilístico entre jovens; e de "Finders Keepers" de arranjos vocais interessantíssimos que já prenunciavam que aqueles garotos da praia não estavam destinados a ficar apenas por alí pegando onda.
************************************

FAIXAS:

  1. Surfin' U.S.A. (2:20)
  2. Farmer's Daughter (1:49)
  3. Misirlou (2:02)
  4. Stoked (2:00)
  5. Lonely Sea (2:20)
  6. Shut Down (1:50)
  7. Noble Surfer (1:50)
  8. Honky Tonk (2:00)
  9. Lana (1:40)
  10. Surf Jam (2:00)
  11. Let's Go Trippin' (1:52)
  12. Finders Keepers (1:43)


***********************************
Ouça:
The Beach Boys Surfin' USA


Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário