Curta no Facebook

quarta-feira, 22 de junho de 2016

cotidianas #443 - A Loja de Discos




Encravada num canto da Galeria Nossa Senhora da Pátria, entre lojas de artigos hospitalares, cosméticos e sex shops, a Magic Bus uma pequena loja, predominantemente de vinis, era um redutos dos amantes do velho bolachão. Por conta de seu famoso acervo extremamente numeroso mesmo em um espaço físico tão reduzido como o que dispunha e por sua reputação de possuir exemplares raríssimos a Magic Bus conseguiu vingar mesma naquele buraco escondido no meio do centro da cidade. Muito da boa referência do lugar podia também ser creditada à simpatia de seu proprietário, o sr. Mário, um apaixonado por rock e por discos, colecionador de longa data, que frustrado como músico na juventude com sua banda a Pêra Psicodélica, resolvera, de modo a ficar pelo menos perto de seus ídolos e sempre cercado de música, abrir uma loja de discos. A Magic Bus viu muita coisa acontecer, presenciou muitas mudanças, viveu muitas crises, no início ganhou a concorrência de outras lojas que surgiram a seu redor na galeria, decaiu com o advento do CD, viu as outras lojas fecharem as portas mas sobreviveu a muito custo e amor pela música, ao longo do tempo viu mudar a característica de sua vizinhança dentro do centro comercial tendo que dividir os corredores com assistências técnicas de eletrônicos, consultórios dentários e salas de atividades um tanto suspeitas, mas heroicamente, num mundo onde todo mundo passava a ter a possibilidade de obter a música que quisesse em computadores, sobreviveu , transformando-se numa espécie de símbolo de resistência do vinil.
Entre todas essas transformações, Mário casou com Isabel que, embora não tão apaixonada como ele por aquele universo, também apreciava música, especialmente rock e, mais organizada e metódica como era, ajudava-o a gerenciar a Magic Bus Discos.
A maior parte do público da loja era de "dinossauros", roqueiros das antigas muitos deles amigos de longa data do dono que, se não fosse pela intervenção da esposa, gozariam sempre dos generosos descontos ou infinitos prazos para pagamento concedidos pelo marido que era conhecido não apenas pela simpatia, bom papo, conhecimento musical mas também por sua bondade e coração mole, ao que Dona Isabel muitas vezes tinha que compensar sendo durona, passando até pela "chata da loja". Mas fazer o que? Alguém tinha que tomar conta daquele negócio senão aquela loja não iria pra frente.
A redescoberta do vinil levava agora à loja agora novamente gente mais jovem, curiosos, DJ's, e uma garotada que Mário, particularmente desprezava. "Uma cambada de idiotas que acham que Slipknot é melhor que Black Sabbath", dizia. Fez uma cara de enfado quando o garoto, de uns 20 anos no máximo entrou na sua loja. Pelo menos esse usava uma camiseta dos Stones. "Vai ver nem sabe o que é aquilo. Só usa porque gosta do desenho da língua", pensou. Mas o moleque dirigiu-se à seção de "anos 60", já era algum bom sinal. Passava rapidamente cada disco não sem deixar de dar a devida atenção a cada um dos deles até que deteve-se em um. Levantou-o da fileira, olhou a capa com atenção e levou ao balcão de onde Seu Mário o observava apoiado nos cotovelos.
- Quanto é este, por favor?
- Esse é cem pratas.
- Cem?!?! - espantou-se o garoto.
- É coisa rara. Difícil pra caramba de encontrar. Não dá pra fazer por menos que isso. - explicou o dono.
O garoto frustrado mas aceitando o argumento levou o LP tristemente, ainda olhando para a capa, de volta à fileira, deixando-o no mesmo lugar de onde o tirara.
Mário já começava a simpatizar com ele. "Não é qualquer guri que gosta dessas coisas. O moleque saca alguma coisa de som".
Meio que conformado com o fato que não poderia levar aquele disco e, com a grana que tinha, quase nada dali, o rapaz continuou dedilhando as fileiras só pelo prazer e pela admiração dos álbuns. Cada coisa mais maravilhosa! O "Revolver" original da época, a edição japonesa do "Live in Japan", um picture-disc do single "Ziggy Stardust", o vinil branco do "Freshfruit"... Continuava passando as fileiras até que, de repente, estancou. Pareceu paralisado por um momento até que puxou lentamente um disco do meio dos outros. Olhava para aquilo estarrecido. Não podia ser.
Mário percebeu o que o garoto havia descoberto no meio das caixas e não conseguiu disfarçar um leve sorriso no canto da boca. O garoto então virou-se lentamente na direção do balcão e só então tirando os olhos do disco em suas mãos fitou o dono da loja com a pergunta tão estampada em seus olhos que Seu Mário nem precisou dela pra responder:
- É ele mesmo.
- Mas eu pensei que esse disco nem existisse de verdade. Que fosse lenda...
- Pois é. Existe.
- Mas como...? - não conseguindo completar a pergunta ainda encarando a capa ainda não acreditando no que tinha em mãos.
- Eu tava em Londres em 1966.- começou a explicar- As coisas tavam quentes por aqui aí resolvi dar um pulo lá. Encontrei o cara por acaso num pub, reconheci ele, a gente conversou, eu falei pra ele que era fã do trabalho dele, da banda e tal. Ele por acaso tava com uma cópia desse disco exatamente porque tinha acabado de sair da gravadora e tinham feito uma prensagem de teste. Aí ele me deu esse porque não era a definitiva e coisa e tal. No fim das contas a gravadora engavetou o projeto e o disco não saiu. Só foram prensados uns 3 ou 4 e um deles é esse aí. - parou o relato com um sorriso de satisfação e concluiu - Existe.
O garoto que ouvira estupefato agora voltava a encarar o disco como se fosse um objeto alienígena ou algo do tipo. Assim que saiu do transe em que se encontrava, resignado declarou:
- Bom, se eu não consegui nem comprar aquele outro, imagina esse...
E foi se dirigindo conformado para a prateleira de onde tirara a peça rara. A voz do Seu Mário, no entanto, interrompeu sua desanimada marcha:
- Pode levar, garoto.
- O que?
- Pode levar. Leva pra ti.
- Mas... - tentou argumentar alguma coisa, visivelmente emocionado.
- E sai daqui antes que eu me mude de ideia.
Sem saber exatamente o que fazer, o garoto agradeceu com os olhos marejados e então decidido saiu apressadamente da loja com o disco colado ao peito.
Dona Isabel só então abandonou a mesa baixa no fundo da sala e dirigiu-se a passos lentos em direção ao marido.
- Tu não tem jeito mesmo, né, Mário? - repreendeu.
- Deixa o garoto, deixa o garoto.- rebateu sorrindo.
- "Deixa o garoto!"- fez em voz jocosa imitando o marido - O problema não é o "garoto", é você.
E voltando à mesa, no fundo da sala, Dona Isabel completou:
- É por isso que essa loja não vai pra frente, Mário. É por isso.
- Deixa o garoto. Ele gosta de rock. Deixa o garoto.


Cly Reis





Nenhum comentário:

Postar um comentário