Curta no Facebook

sábado, 23 de abril de 2016

Rita Lee - "Babilônia" (1978)



"Suspenderam os jardins da Babilônia
E eu pra não ficar por baixo
Resolvi botar as asas pra fora."
Rita Lee, "Jardins da Babilônia"



Álbum básico da discografia nacional. O quarto disco de Ritta Lee depois dos Mutantes e o último com a banda Tutti-Frutti colabora enormemente para uma afirmação da linguagem e identidade musical da cantora para a partir dali alçar novos voos em sua carreira. Embora bem rock'n roll, "Babilônia", (1978) já começava a apresentar as características que marcariam os trabalhos futuros da cantora.
"Babilônia" conseguia com grande mérito alternar temas banais como uma bebedeira ou uma relação alucinante com críticas de comportamento, questionamentos existenciais e protesto. De inteligência privilegiada e ironia ácida, Rita Lee, já lá nos idos dos anos 70, em "Miss Brasil 2000", ironizava o estereótipo de beleza nacional e perguntava qual seria o perfil da mulher brasileira do século XXI. Seria a "bela, recatada e do lar"? "Será que ela vai continuar uma tradição?/ Será que ela quer modificar uma geração?", perguntava. Era Rita Lee sendo naturalmente feminista muito antes da atual atitude feminina renascer com força como acontece hoje. A propósito de atualidades, "Agora é Moda", um rock proto new-wave com refrão puxado no xaxado, que remete muito a ousadia rítmica dos Mutantes, é outra que nem parece ter sido escrita ali na metade dos anos 70 tal sua atualidade, uma vez que muitas coisas que eram "moda", lá em 1978, por incrível que pareça, continuam ou voltaram a estar em alta em pleno 2016.
"Jardins da Babilônia", a faixa que inspira o nome do disco, é um daqueles desafios que poucos artistas tiveram a inteligência e ousadia para fazer contra o sistema e o regime totalitário do Brasil daquele momento, colocando-se na linha de frente, chamando pra briga e afirmando estar ali para o que desse e viesse. Com sua maneira debochada, como quem não queria nada, parecendo despretensiosa, "Jardins da Babilônia" era um indignado grito de resistência: "Minha saúde não é de ferro/ Mas meus nervos são de aço/ Para pedir silêncio eu berro/ Para fazer barulho eu mesma faço...".
O rock psicodélico "O Futuro Me Absolve" levanta a velha questão humana da existência e quer saber não só de onde viemos e para onde iremos como também para onde caminha a humanidade e onde isso tudo vai parar. "Sem Cerimônia" traz uma estrutura toda quebrada e uma melodia vocal pouco convencional; e "Eu e Meu Gato" uma canção hyppie, tipo "sem destino" cuja ideia básica é a da liberdade total naquele espírito de "vamos sair por aí pelo mundo afora". Uma pop-rock apenas interessante, nada mais. No rockão "Que Loucura", Rita agradece ao seu anjinho-da-guarda por permitir que ela voltasse inteira de mais uma noitada daquelas e por extensão, provavelmente, por todas as loucuradas da vida. Destaque para a guitarra de Luis Carlini, sempre marcante mas nesta, em especial, matadora. A rotação baixa então com a bucólica "Modinha', uma singela canção acústica muito zen bastante apropriada para um final de álbum.
Como disse no início, este seria o último disco de Rita Lee com a Tutti-Frutti, o que para muito diminuiu seu potencial de rockeira desde então. Não vejo assim. Talvez sonoramente a pegada rock, psicodélica, o experimentalismo tenha efetivamente se dissolvido em sua obra a partir dali, até visando um alcance maior em um momento de novas possibilidades sonoras e rítmicas como era aquele final de anos 70, mas no caso dela, me parece que o fundamental seja sua atitude, sua inteligência e sua inquietude que fazem com que mesmo em eventuais trabalhos extremamente pop e radiofônicos sempre esteja contida uma ponta de provocação, de contestação, de escracho, de ironia, enfim, de rock'n roll. E, sim, ela permanece e continuará sendo ainda por muito tempo a grande dama do rock brasileiro. Bom, talvez 'daaaama' não seja o termo mais adequado, não no sentido mais usual da palavra. Acho que pode-se afirmar com segurança que ao longo de seus 68 anos a Tia Rita nunca fez muito a tal linha "bela, recatada e do lar", não? Felizmente para nós. Felizmente.
**********

FAIXAS:
01. Miss Brasil 2000
02. Disco Voador
03. Agora é Moda
04. Jardins da Babilônia
05. O Futuro me Absolve
06. Sem Cerimônia
07. Que Loucura
08. Eu e Meu Gato
09. Modinha

*********
Ouça:


Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário