Curta no Facebook

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Herbie Hancock e Wayne Shorter - Brazil Jazz Fest




Shorter e Hancock
(foto: divulgação oficial evento)
Horas antes de ter o privilégio de assistir os gênios da raça Herbie Hancock e Wayne Shorter juntos, é normal a qualquer fã começar a se perguntar: “o que será que eles vão tocar?” “Será que vai rolar alguma de "Speak No Evil"? “Ou de ‘Adam’s Apple’”, trabalhos em que tocaram juntos. Como quando vou ao cinema assistir a algum filme que ainda não vi, gosto de não me informar muito a respeito. Sou movido pela expectativa e por alguma informação genérica a respeito. O resto é a emoção da surpresa. Assim é com os grandes shows que irei ver: não quero saber nada do set list antes: o barato mesmo é ouvi-las no momento mágico da hora. Em se tratando de Shorter e Hancock, compositores, instrumentistas e, acima de tudo referências da música moderna em vários níveis, a expectativa do que será visto é imensa neste show que apresentarão durante o Brasil Jazz Fest, cuja edição carioca os receberá no dia 1° de abril.
Ouvi por cima de que eles tocam algo da fase em que compuseram o segundo quinteto de Miles Davis, nos anos 60. Igualmente, creio que selecionem clássicos de um e de outro para tocarem juntos, que isso ambos têm aos montes, até porque há como norteador o disco que gravaram neste mesmo formato de duo em 1997, chamado exatamente “1 + 1”.
Não importa. O que importa mesmo é que, assim como outros shows históricos que já vi, este será mais um deles. E a considerar que, assim como João Donato, que vi pela primeira vez em 2014 quando este tinha 80 anos, com Shorter e Hancock, aliado ao fato de ainda serem estrangeiros, a ocasião é semelhante, visto que o primeiro tem já 82 e o segundo faltam apenas cinco anos para chegar nas oito décadas. Ou seja: oportunidade rara e, provavelmente, única enquanto esses dois gênios ainda pisam sobre o planeta azul. Se a emoção não me congelar, volto aqui para contar a todos como foi depois do show. 




*************

show: Herbie Hancock e Wayne Shorter
31° Brazil Jazz Fest
local: Vivo Rio

(Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo)
data: 1º de abril, sexta, 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário