Curta no Facebook

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Exposição "Frida Kahlo - Conexões Entre Mulheres Surrealistas no México" - Centro Cultural Caixa/Rio de Janeiro (17/03/2016)









A arte emancipadora de Frida Kahlo

Cartaz da exposição.
Havia lamentado profundamente não ter tido condições de ver a exposição de Frida Kahlo em São Paulo, no Tomie Ohtake, no final do ano passado. Passado o mês de novembro, quando havia me programado junto com Leocádia para tal, não houve mais oportunidade e a temporada paulista da mostra se encerrara. Mas por essas coincidências da vida, voltamos ao Rio de Janeiro em março e que estava lá? A mesma exposição, desta vez na Caixa Cultural. Mesmo curta a viagem, não só foi programação certa como foi a primeira assim que pusemos os pés na Cidade Maravilhosa novamente.
E as expectativas se cumpriram todas. Lá estávamos nós dois acompanhados de Cly Reis, numa ocasião rara e especial. Além de expor obras significativas da carreira de Frida, também criou um contexto de diálogo entre as várias outras artistas mexicanas contemporâneas a ela e, mais que isso, suas seguidoras. Muito bem montada, a exposição intercalou obras dela e de suas parceiras de estrada com temas e recortes bastante específicos, fazendo com que, mesmo não sendo grande o número de obras da própria Frida, estas se conjugassem tão bem com o restante que ficou bem distribuído. Esse cuidado da curadoria se fez evidente, pois ficou nítido o trato com os temas (“Corpo Feminino”, “Romance, Maternidade e Família”, “Territórios da Criação”, “Reinos Mágicos”, “Fascinação”, “Identidade Encenada”), bem como seus aprofundamentos. Superou em muito outra exposição sobre Frida Kahlo que vimos em 2014 no MON, em Curitiba, o qual trazia apenas fotos da coleção particular dela. Embora tenha cumprido o importante papel de ser a primeira mostra da artista no Brasil, abrindo portas para uma como esta recente, sua concepção e proposta deixaram bastante a desejar, um pouco pela simplificação dos recortes temáticos, um pouco pela carência de material produzido por ela, mesmo que somente em fotografia como se propunha.
Destaco, entre outras coisas, o surrealismo de tons quiméricos de Leonora Carrington e Lola Álvarez Bravo, a luz densa de Maria Izquierdo e o clima esfíngico de Bridget Tichenor. Afora, obviamente, a comovente e forte obra da própria Frida. É impressionante ver ao vivo a arte de artistas ícones da história, e a mexicana está entre esse seleto time. Acima de tudo, para além da pincelada rigorosa e consciente, conclusa e introspectiva, incisiva, remete ao traço dos mestres surrealistas Dalí, De Chirico e Chagal, principalmente pelo trato especial da luz, marcada e demarcada pelo inconsciente.
Entretanto, acima de tudo, gera-se um desconforto intransponível. Isso porque a apreciação de sua obra (vide o óleo sobre tela “A noiva que se espanta ao ver a vida aberta”, 1943, o óleo sobre masonite “Frutos da terra”, 1938, e os impressionantes autorretratos) se depreendem um sentimento de irresolução, haja vista a conjunção perturbadora de elementos simbólicos e do íntimo de Frida. Ela os põe a nu – mas, igualmente, desnuda-se a sua forma. A sexualidade e o entendimento desta, que passa pelo prazer carnal – e a dialética proibição/liberdade –, pelo milagre da concepção – fator exclusivo da liberdade feminina ao qual Frida fora “proibida” devido aos problemas de saúde – e, num espectro maior, a liberdade de existência, mesmo que esta seja além da realidade, privada à maioria das mulheres e enfrentada através da arte.

Mais do que a confirmação de uma grande artista, ficou evidente e se faz conhecido mais um dos papeis importantes de Frida Kahlo: o de servir de espelho para um grupo de talentosas mulheres, as quais, em maioria, descobriram em si justamente este talento por conta desse movimento emancipador. Além de representar a mulher no fechado meio da arte, de abrir portas para a arte latino-americana no mundo (foi a primeira latina a expor nos Estados Unidos), acima de tudo, Frida tipificou a mulher moderna, se menos que isso, ao menos o desejo tácito e genuíno da identidade.

***

A Trama Feminina da Arte
Cly Reis


Os "cabeças" do ClyBlog encontrando-se na exposição no Rio de Janeiro.
Praticamente a "cúpula" do ClyBlog esteve presente na exposição "Frida Kahlo - Conexões Entre Mulheres Surrealistas no México". Em recente visita de meu irmão e co-editor do ClyBlogDaniel Rodrigues, e minha cunhada e também colaboradora do blog, Leocádia Costa, tivemos a oportunidade de pegar um dos últimos dias da exposição no Centro Cultural da Caixa. E que sorte que tivemos de ver uma exposição rica e significativa da artista e de sua linguagem proposta, além da oportunidade de conhecer outras contemporâneas de Frida Kahlo, tão qualificadas e expressivas quanto ela e que muito raramente chegam ao nosso conhecimento. A mostra traz obras de alto grau de complexidade surreal da artista em destaque, suas frequentes referências e homenagens ao marido, também artista plástico, Diego Rivera, instigantes naturezas-mortas (ou naturezas vivas como elas chamavam), colagens e explorações anatômicas abordando em alguns casos sua frustração pela perda de um bebê que esperava e seus tradicionais e altamente expressivos autorretratos sempre altamente impactantes pelo cenário, pela indumentária, pela cor ou pela sugestão surrealista e invariavelmente de um apuro técnico admirável.
Ao contrário de algumas exposições onde o 'complemento' ao destaque principal é mais um enchimento para disfarçar a pobreza ou escassez de material do grande nome, do chamariz do evento, neste caso as obras das outras artistas apresentadas eram de valor quase tão grande quanto o de Frida e muitas mesmo chegaram a me impressionar bastante como Bridget Ticenor com sua versatilidade, e o surrealismo vivo e perturbador de Leonora Carrington. Já no trecho final da exposição é interessantíssima, reforçando essa rede de amigas artistas e mútuas colaboradoras, uma pequena seção apresentando fotos de cada uma destas personagens sendo algumas delas fotografadas pelas próprias colegas apresentando assim não somente a face retratada mas também o olhar de quem a captou em relação a outra artista.
Em uma época de justa  e necessária reafirmação de valores femininos, nada melhor do que uma exposição com essa qualidade e esse valor para reforçar, ressaltar, não deixar esquecer o valor da mulher em todos os âmbitos da sociedade e neste caso, especialmente no artístico, não deixando dúvidas sobre suas incomensurável capacidade, sensibilidade e força criativa.
Por aqui a exposição já foi embora e agora é Brasília que, desde ontem recebe os trabalhos dessa riquíssima trama de relações artísticas entre mulheres que, sem dúvida, já mostravam-se à frente de seu tempo.

*************
exposição "Frida Kahlo - Conexões Entre Mulheres Surrealistas no México"
Centro Cultural Caixa /Rio de Janeiro




Abaixo algumas imagens da exposição:


Autorretrato, marca registrada de Frida,
um dos muitos que integram a coleção.

Outro autorretrato, desta vez com tranças. 

No detalhe de "Autorrretrato com tranças", o apuro técnico e
o perfeccionismo da pintura de Frida Kahlo.

Macacos compondo o cenário surreal de
outro autorretrato de Frida.

"Diego em meu pensamento" é apenas uma das inúmeras
menções ao marido em sua obra.

A "Natureza Viva" de Maria Izquierdo.

A  natureza morte de Frida "A  noiva que se espenata ao ver a vida aberta"
cheia de simbologias e interpretações.

Nova referência ao marido Diego Rivera

Retratos dela e do marido, Diego, pela própria Frida.

Aqui é Frida na visão de Diego.

O trauma pela perda do bebê retratado
em "Frida e o aborto".

Trabalho de Frida com colagem 

Os irmãos blogueiros discutindo sobre uma das obras da exposicção.

Detalhe da obra em discussão, "Três mulheres com corvos"
de Leonora Carrington

Outro trabalho de Leonora Carrington

O perturbador e inquietante trabalho
"Os encarcerados", de Bridget Tichenor

"Orplied" de  Leonora Carrington, de 1955

"O quarto de mistérios" de Bridget Tichenor

"Piedade para Judas", óleo sobre tela de Alice Rahon

Mais um de Tchenor: "Líderes".

Reproduções das indumentárias utilizadas
por Frida nos autorretratos.

Detalhe do manequim

Na seção de fotos, Frida captada por
Nicolas Murray em Nova York.


Foto extremamente plástica e inspirada
de Lola álvarez Bravo, "O rapto".


Maria Izquierdo fotografada por Lola Álavarez Bravo.

E a própria Lola registrando sua própria imagem

Selfie na exposição.
(da esq. para a dir.) Cly, Leo e Daniel, com Frida ao fundo.



textos:Cly Reis e Daniel Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário