Curta no Facebook

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

"O Poço e o Pêndulo" e "Assassinatos na Rua Morgue", de Edgar Allan Poe adaptados para HQ - Ed. Farol Literário (2014)



Férias, viagem, avião, aeroporto, praia, sossego! Nada melhor do que um livro para essas situações, não? Sim, isso quando não se tem uma criança, o que acaba exigindo atenção praticamente o tempo inteiro. Nesse caso, em se querendo manter o hábito e o prazer de uma leitura, pode estar certo que um "Guerra e Paz" não é  a melhor opção, pois além de não conseguir dedicar a devida atenção ao livro você provavelmente não conseguirá terminá-lo no seu período de férias. Pensando nisso, em minhas breves férias deste ano optei por levar algumas publicações de quadrinhos que havia comprado fazia alguns meses mas que, tendo dado prioridade a outros livros, não havia lido ainda.
Levei para leitura dois contos de Edgar Allan Poe adaptados para HQ's, "O Poço e o Pêndulo", que na época que li em "Histórias Extraordinárias" manteve-me tenso durante toda a ação; e o clássico "Assassinatos na Rua Morgue", um dos precursores do romance policial de detetives na história da literatura. Curiosamente, o primeiro, adaptado por Sean Tulien, não me impressionou tanto na versão quadrinhos, carecendo talvez de alguma ousadia maior do ilustrador, o filipino J.C. Fabul, utilizando, quem sabe, mais sombras, trevas e ocultando mais elementos do leitor. Desapontou-me um pouco, devo admitir. Por outro lado, o mistério da Rua Morgue, adaptado por Carl Bowden e ilustrado por Emerson Dymaia, foi uma surpresa positiva, sustentando o mistério de forma muito competente, ao contrário de outra HQ do gênero que li há algum tempo atrás, "Morte na Mesopotâmia", adaptação de Agatha Christie, onde o formato claramente mostrou-se inadequado à trama. Neste, com um Auguste Dupin lembrando um pouco o Sandman de Neil Gaiman, a cena das morte é muito bem conduzida, o arrastar das investigações é ágil e objetivo como o formato exige mas não deixa escapar as pontas e a conclusão é muito bem apresentada com capacidade para surpreender o leitor da HQ que não conheça o conto original.
A coleção, do núcleo de HQ da editora Farol Literário, ainda conta com as adaptações de "A Queda da Casa de Usher" e "Coração de Delator" de Poe, que não li ainda, mas que independentemente do resultado menos satisfatório ou interessante que alguma possa apresentar como adaptação, só pela iniciativa de trazer ao grande público a obra deste autor tão importante e cuja obra, impressionante, incrível, fantástica, se presta tão bem para a linguagem quadrinhos, e de outras obras relevantes da literatura mundial, já merece todos os elogios.



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário