Curta no Facebook

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Kenny Neal – Centro de Convenções Anhembi – São Paulo/SP (12/11/2015)



O bluesman
de New Orleans
Kenny Neal em SP.
Diletante é diletante em qualquer lugar. Estou eu a trabalho numa feira do setor de transportes em São Paulo e mesmo com todo o barulho de motores e engrenagens mecânico-eletrônicas na minha cabeça, a música prevalece. Numa cerimônia de premiação em que estive no evento, eis que, durante o almoço oferecido, a organização chamou para tocar enquanto as pessoas comiam (!) o excelente bluesman norte-americano Kenny Neal. Músico de raiz, nascido em New Orleans, toca guitarra como um monstro, além de cantar maravilhosamente. Aquele nível de qualidade de blues que só mesmo quem é da gema sabe fazer.
O guitarrista e sua banda mandando ver no blues
O mais engraçado é que praticamente só eu me encantava com a apresentação, que levou boa uma hora de duração – por sorte, as pessoas levaram esse tempo para comer. Acompanhado apenas de bateria e baixo elétrico, Neal mandou ver em maravilhosos temas blues, desde o mais cadenciado até aqueles tristes ou mais agitados, que fazem fronteira com o rock. O cara, que é fã de B.B. King, chegou a tocar, numa digna versão do mestre, a clássica “The thrill is gone” (“The thrill is gone/ The thrill is gone away/ The thrill is gone, baby/ The thrill is gone away/ You know you done me wrong, baby/ And you'll be sorry someday”).
Delírio meu e... apatia dos outros. Por incrível que pareça, aqueles engravatados e aquelas mulheres executivas de saias justas mal reagiam! Mais preocupados com suas respectivas barrigas, eram poucos os que aplaudiam, isso quando não se esqueciam de fazê-lo. Mas ele não se abalou com a falta de atenção e fez um show da maior dignidade e qualidade. Pra mim, claro, foi um momento especial do dia em meio a tanta correria de trabalho, ainda mais que provavelmente não consiga ir ao Mississipi Delta Blues Festival, que acontece este mês ainda em Caxias do Sul, próximo à minha cidade, Porto Alegre, em que a pegada é bem essa: blues de raiz com atrações internacionais de peso dentro do estilo. Então, já que eu talvez não vá ao blues, ele veio a mim na forma do ótimo Kenny Neal, que teve ao menos um expectador verdadeiro que não o deixou entrar e sair desapercebido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário