Curta no Facebook

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Exposição “A paisagem como vestígio e suas referências” - De Bianca Santini - Sala Múltiplos Usos - Centro Histórico-Cultural Santa Casa – Porto Alegre/RS











Desenho de galho nos traços pessoais da artista.
Motivado por uma ida ao teatro, acabei por conhecer o espaço expositivo do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre. O próprio local já me foi uma boa surpresa, visto que ainda não o tinha visitado depois da conclusão da reforma que transformou parte das “casinhas da Independência” – como o conjunto arquitetônico é tradicionalmente chamado – num moderno e agradável centro cultural.

Pois a exposição também me foi interessante. “A paisagem como vestígio e suas referências”, da porto-alegrense Bianca Santini, traz trabalhos da artista visual que se expressam através da pintura, fotografia e proto-esculturas. Uso o termo “proto”, pois, arquitetada basicamente em cima da ideia de galhos de árvore, a exposição, que explora essas técnicas às quais me referi (na pintura, há óleo sobre tela e sobre papel), também se vale da inserção de galhos verdadeiros, transformados em objeto de arte através do recorte dado pela artista. Fica interessante observar o “desenho escultural” criado pela natureza de um simples e seco galho de árvore, num convite reelaborativo que a artista propõe de observação daquilo que nos é tão banal costumeiramente. Como diz a curadora, Letícia Lau, “Bianca faz um convite aos visitantes para experimentarem seus recortes na paisagem criando uma janela”.

Além das fotos (boas, ricas em detalhes e texturas), as quatro pinturas me chamaram mais a atenção. Isso porque gostei do traço de Bianca, uma pincelada forte, repetitiva (camadas) e por vezes subjetivamente imprecisa, algo que me lembrou do estilo de outro pintor gaúcho, Gelson Radaelli. O díptico, uma proposta próxima de um “original” e “negativo”, são bem apreciáveis.

Tela à frente da foto gera a ideia de profundidade.

Detalhe de óleo sobre papel.

Detalhismos de definição nas fotos em preto e branco

Galho de verdade esculturado pela prórpia natureza.

Grande óleo sobre tela.

Interessante díptico.



******** 
Serviço:
"A paisagem como vestígio e suas referências na obra de Bianca Santini"
Onde: Sala Múltiplos Usos (2º andar), do Centro Histórico- Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75, Bairro Independência - Porto Alegre – RS)
Quando: até 4 de outubro, De terça a sábado, das 9h às 18h. e domingo, das 14h às 18h
Entrada: gratuita
Curadoria de Letícia Lau




Nenhum comentário:

Postar um comentário