Curta no Facebook

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Calendário Casa do Jardim 2015


A Casa dos Jardins



O calendário da Casa do Jardim comemora os 50 anos de atividade da entidade, que desenvolve um trabalho de atendimento espiritual gratuito desde sua criação numa casa do jardim do Hospital Espírita de Porto Alegre. Com o tempo, o grupo, que começou pequeno, foi crescendo. Com isso, uma sede nova se fez necessária. Assim, em meados dos anos 80, a Casa do Jardim migrou para uma casa no bairro Menino Deus, onde está situada até hoje.

Conheci a Casa do Jardim em 2008 quando fui convidada pela minha irmã Carolina para fazer um atendimento. Já cheguei na Casa sendo atendida por um grupo chamado Renascer. Lá recebi a orientação de trabalhar com crianças em uma instituição que eu escolhesse. Na saída da sala, num dos murais da Casa, desvelou-se para mim o Grupo Ação Voluntária Francisco de Assis - GAVFA (instituição atendida pela Casa do Jardim através do trabalho do grupo de Assistência Social). O GAVFA me acolheu em 2009 e permitiu a criação de um ateliê de Arte-Educação com a colaboração de amigos e doações voluntárias. Lá realizei também dois filmes para ajudar a instituição a mostrar o seu trabalho para possíveis mantenedores, um em 2009 (institucional) e outro em 2011 (comemorativo dos 10 anos), sempre com equipe voluntária.

Em 2010, decidi que estudaria a Doutrina Espírita nos cursos gratuitos e regulares da Casa. Desde então, frequento-a duas vezes por semana, uma para estudar e outra para receber o passe.

Foi então que, em maio de 2014, recebi um convite para desenvolver alguma ação voltada à cultura na Casa do Jardim. A ideia do calendário foi inspirada na ação desenvolvida por muitos anos pela pedagoga Cecilia Machado Bueno, que ajudava instituições em Porto Alegre através da venda de calendários com suas obras em desenho e pintura. Por vários anos Cecília colaborou como voluntária para a Instituição De Peito Aberto em Porto Alegre.  Este trabalho foi encerrado em 2013, quando Cecilia desencarnou, deixando então seu último calendário com obras de sua autoria. Cecilia foi minha professora de Arte-Educação, e me inspirei neste exemplo de caridade em ação e propus à Casa do Jardim a elaboração do seu primeiro calendário. 

Mais uma vez a ação seria realizada com a colaboração voluntária de todos os envolvidos. Pensei então na equipe e na temática. Os jardins me vieram de forma muito precisa. Afinal de contas, essa instituição nasceu em um jardim e chama seus trabalhadores de jardineiros. Nada mais coerente do que ressaltar esse caráter histórico e muito particular da Casa. Mas como transformar esse conceito de jardim em algo original e diferenciado? E quem convidar para essa ação?

Eu queria que a maior parte de profissionais representativos da área da fotografia e afins participasse do calendário, mas pela quantidade de meses só caberiam 12 fotógrafos, então a seleção ficou mais delicada. Propus aos 12 fotógrafos selecionados para participar do calendário que eles me enviassem seus jardins. Alguns me disseram: “Mas Leocádia eu não fotografo jardins!” E eu comentei: “Tens certeza disso?” A proposta era trabalharmos com um conceito de jardim mais ampliado, mais inusitado. Todos tinham em seus acervos uma imagem com esse tema o difícil para todos foi escolher.
 
Convidei Amy Hildebrand, que conhecemos nos anos 2000 quando pesquisávamos na minha empresa, Aprata, sobre cegueira e ela, fotógrafa norte-americana com baixa visão produzia um projeto chamado “With Little Sound”, onde diariamente fotografava alguma imagem do seu cotidiano e publicava num blog. Amy me disponibilizou primeiro uma fotografia de inverno, com neve em P&B, pois ela havia sido escolhida para ilustrar o mês de janeiro. Mas conversando resolvemos trocar a imagem por duas, mais parecidas com o clima do Brasil nesta época do ano. Então as fotografias de janeiro reunidas num díptico, mostram a poesia e o registro inusitado, duas características de Amy. 
Amy Hildebrand - janeiro
Bruno Alencastro está no mês de fevereiro e nos enviou duas imagens, uma delas, a selecionada traz a flor de hibisco da Zona Sul de Porto Alegre, região mais arborizada e que possui uma flora muito própria. Bruno foi meu colega nas edições da Feira do Livro de Porto Alegre, quando trabalhamos juntos na equipe de fotografia.
Bruno Alencastro- fevereiro
Dulce Helfer, que já era uma colaboradora antiga com fotografias de Mario Quintana em projetos da Aprata, me deixou à vontade para escolher entre 14 opções de fotografias o jardim. A que mais gostei foi essa, que dentro do conjunto nos traz uma visão dos pampas, numa estrada do interior do RS, no caminho para a cidade de Horizontina e os girassóis na plantação. As flores junto às plantações são muito utilizadas para reduzir o uso de agrotóxico afastando de maneira natural as pragas e insetos. A fotografia ilustra o mês de março.
Dulce Helfer - março
Gal Oppido, fotógrafo paulista, já era muito admirado por mim duplamente, por seu trabalho em fotografia e nos projetos gráficos voltados para música. Sua única opção de imagem foi o jardim de Claude Monet, registrado por ele em 2014 com uma visão muito poética. Gal traz a conexão desse jardim francês, com a doutrina espirita que nasceu na França e fez do Brasil seu berço de difusão. O jardim de Giverny ilustra o mês de abril.
Gal Oppido - abril
Fernando Schmitt foi meu professor de fotografia na Famecos-PUCRS quando estava cursando Publicidade e Propaganda no final da década de 90. Além disso, Fernando faz parte da Escola de Fotografia Fluxo em Porto Alegre, que cresce oferecendo formação aos interessados em fotografia e em artes visuais. Ele me enviou sete opções de jardins, mas o inusitado da fotografia “Tupi Paulista” me arrebatou. A fotografia mostra a copa de uma árvore que aparece em forma de sombra na calçada da cidade do interior do estado paulista Tupi Paulista, ilustrando o mês de maio.
Fernando Schmitt - maio
Frederico Mendes é carioca e trabalhou conosco na Coleção Mario Quintana para a Infância volumes IV e V em 2011. Na Coleção ele fez as fotografias do trio de compositores Waldemar Falcão, Monique Aragão e Fernando Gamma. Frederico fotografou lugares de todo o mundo para revistas de viagem, jornais e outros. Ele enviou “Um certo açude em Pernambuco”, quase sumindo no entardecer, um jardim nordestino que ilustra o mês de junho. 
Frederico Mendes - junho
Bruno Polidoro traz o jardim plástico que tem uma história muito particular. Bruno trabalha como diretor de fotografia no cinema, e enviou sua fotografia realizada no dia em que seu avô desencarnou. A imagem mostra uma flor de plástico em meio a vidros, narrativa de um momento onde algo mudou e não será como antes. A imagem ilustra o mês de julho quando se comemora em vários lugares do país, o dia dos Avós.
Bruno Polidoro - julho
 Gustavo Diehl conheci em 2009, quando comecei meu Pós em Artes Visuais na Feevale. Fomos colegas e Gustavo já fotografava imagens decompostas através da ação do tempo. Aqui, duas opções muito verdejantes vieram para minha seleção. A escolhida nos faz sentir o adentrar da mata, da floresta, deixando um verde tomar conta de toda a imagem, ilustrando o mês de agosto.
Gustavo Diehl - agosto
Jefferson Gonzalez já era conhecido no fotojornalismo e, em 2013, realizei o casamento dele e da sua esposa Camila com muita alegria. Ao convidá-lo ele me abriu a opção de escolher uma imagem em seu banco de imagens, que é um oásis para qualquer curador. A tarefa ficou mais fácil quando encontrei essa imagem de um local da Praia da Pinheira e a figura de uma linda mulher e seu cão, com o título: “Amizade”. Daí a seleção foi imediata para ilustrar o mês da Primavera. Jefferson ilustra o mês de setembro.
Jefferson Gonzales - setembro
Lúcia Simon foi minha professora de fotografia e, junto com Nede Losina, administram a Escola Projeto, que existe há 10 anos formando novas turmas de fotógrafos no RS. Lúcia me enviou sua primeira fotografia digital, realizada em 2004, com a imagem dos pés de uma menina, narrando para a gente a proximidade da data do Dia das Crianças, que se comemora em outubro.
Lúci Simon - outubro
Luis Ventura tem sido um parceiro para trabalhos voluntários ou não desde que começamos a trabalhar, em 1999. Fotógrafo e cinegrafista, participou dos vídeos para o Grupo Ação Voluntária Francisco de Assis e reside faz alguns anos no bairro Menino Deus. Luis me enviou a fotografia de um arbusto florido de uma das calçadas do bairro, onde está situada a Casa do Jardim. A imagem ilustra o mês de novembro.
Luís Ventura - novembro
Rogério Amaral Ribeiro é fotógrafo e atua como professor da Escola Câmera Viajante. Ele nos envia a “Flor da Estação”. A fotografia tem a ver com os olhares de Rogério sobre a natureza, a flora mais especificamente. E assim o mês de dezembro encerra o calendário.
Rogério Amaral Ribeiro - dezembro
Fazem parte do calendário os voluntários: no projeto gráfico Beth Azevedo e Thomaz Benz, na tradução Cleiton Echeveste, na assessoria em direitos autorais Patrícia Mello, nas peças de divulgação (cartazes e convite web) Gabriela Bohns e na assessoria de imprensa o nosso blogger Daniel Rodrigues.  A direção da Casa do Jardim assina um texto de apresentação através do seu Diretor Presidente, Carlos Barradas, que conta um pouco da historia e do trabalho espiritual. Toda a produção do calendário foi acompanhada pelos departamentos da Casa do Jardim, de Assistência Social e Educação. Inclusive o lançamento institucional do calendário foi realizado gentilmente no Jantar Beneficente realizado no Clube do Professor Gaúcho pela Assistência Social em 22 de novembro de 2014.

Como a Casa do Jardim continua crescendo, toda a renda dos calendários será revertida ao “Projeto Jardim Maior”, que prevê a ampliação do espaço físico da casa para um melhor atendimento realizado através dos grupos de passe e dos grupos de atendimento presencial.

Com a alma renovada e agradecida a todos pela conclusão desse trabalho tenho ideias para os próximos. Sim, porque pretendo repetir a ação na Casa do Jardim para o ano de 2016  e, se houver, outra instituição que precise desse trabalho, por que não ajudar? Vamos em frente!

 ***************

Serviço:
Calendário Casa do Jardim 2015
onde encontrar: Livraria da Casa do Jardim (Rua Beck, 129 - Porto Alegre/RS)
valor: R$ 15,00/ A partir de 5 unidades, R$ 10,00.
informações 51- 3231-3826


Nenhum comentário:

Postar um comentário