Curta no Facebook

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Henry Fonda – O Maior Bandido Que O Western Já Viu







Uma coisa é matar um pistoleiro num duelo ou em um tiroteio qualquer. Atirar em xerifes, não ter pena de apaches e Cheyennes, roubar trens, diligências e assaltar bancos. Tudo isso fazia parte do dia a dia dos grandes bandidos do filmes de Western. Outra coisa é assassinar uma criança a sangue frio com um balaço e sem esboçar o mínimo de sentimento. O pistoleiro Frank, vivido por Henry Fonda em “Era uma vez no Oeste” (1968), de Sergio Leone, era o típico fora da lei sem escrúpulos, um assassino cruel e capaz de qualquer coisa, matar crianças, mulheres, velhos e ainda tomar um Bourbon. A cena em que a família toda é assassinada pela gangue de Frank, mostra uma brutalidade sem tamanho, o qual Leone não poupou o telespectador da metáfora do progresso. Após ter matado todos, Frank de roupa escura como um mensageiro da morte, se depara com uma criança, nesse momento a trilha de Morricone se exalta e da uma tensão visceral na cena. A câmera de Leone busca os olhos azuis de Frank (Fonda) e em outro close foca os olhos meigos do menino, a trilha do maestro baixa e um dos capangas revela sem querer o nome do bandido na conversa que definiria o futuro do menino. Frank com um meio sorriso resolve friamente atirar, Bang. 
Sergio Leone nunca escondeu o sonho de trabalhar com seu ídolo Henry Fonda. O diretor o assediou por vários anos até receber uma bolada da Paramount onde poderia finalmente financiar seu filme e contratar o astro. Convencido por Eli Wallach que já tinha trabalhado com Leone, Henry terminou aceitando o papel que praticamente tinha sido escrito para ele, seu preço, 250 mil dólares e que Sergio fosse aos EUA e o convencesse pessoalmente. O resto já sabemos. A verdade é que considero este o melhor personagem de Fonda e o maior vilão de um filme western. No filme tudo nele da medo, mas o que mais assusta são seus olhos azuis, tem algo de morte no olhar desse personagem, cada close facial nos mostra esta intimidade mortal que não foi vista em nenhum outro personagem da filmografia do diretor . As cenas de sexo com Claudia Cardinalle são de um ódio repulsivo enorme e que causaram polemica na época,. O sadismo de fazer uma forca humana e cuidar para que o outro familiar apoiasse em seus ombros a vitima, com as mãos atadas e uma gaita na boca, já fazem Fonda entrar no panteão dos maiores vilões da história do cinema com métodos macabros.
"Era uma Vez no Oeste" foi o maior filme do gênero em minha opinião, mesmo na época tendo sido destruído pela critica, teve seu reconhecimento a tempo tornar-se uma espécie de Cult do gênero. Seria uma injustiça não nomear outros grandes vilões do Western, e foram muitos. O próprio Leone criou esta estirpe suja de dentes feios, mal encarados, inescrupulosos e caolhos a la Jack Elam. Eu eternamente fico com o personagem de Henry Fonda em minha lista. Esse realmente eu temi, esse realmente merece respeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário