Curta no Facebook

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Exposição “Naturezas Mortas”, de Leopoldo Gotuzzo – MALG – Pelotas/RS (Novembro/2014)









Uma das 28 telas da exposição
Ir a Pelotas é sempre um prazer. Além das ligações emocionais e familiares, a cidade é dona de belezas próprias por suas ruas, gentes e fachadas. Parece Porto Alegre, parece Rio de Janeiro, arranha a França e Portugal, e é interior gaúcho. Satolep, como o compositor e escritor Vitor Ramil apelidou sua terra-mãe em anagrama, tem cartões postais e museus sempre com algo interessante a se ver. Um destes espaços de visitação certa é o MALG – Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, administrado Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. E um facilitador: sempre que vamos até lá, nos instalamos num hotel no Centro da cidade, que fica a menos de uma quadra do museu. Aí, é inevitável dar pelo menos uma passadinha para conferir o que está rolando.

Pois numa dessas escapadas pude presenciar uma bela exposição justamente do artista que dá nome ao espaço chamada “Naturezas Mortas”. Certamente o maior pintor pelotense (e olha que não são poucos), Gotuzzo é realmente diferenciado. Dono de uma pincelada solta e forjada no impressionismo de Degas, Cèzanne e Renoir, estudou em Roma, Paris e Madri, notabilizando-se, ao longo da extensa vida (morreu aos 96 anos) pelo domínio do desenho e pelo tratamento da cor e da luz.

A exposição em si é parte do acervo permanente do MALG e traz 28 quadros a óleo de Gotuzzo com o tema que lhe dá título. Com curadoria de Carmen Regina Diniz e Lauer Santos, essa singela mas significativa seleção concentra telas dos anos 20 a 60 retratando flores, bonecos, frutas, legumes e objetos. Tudo muito lindo, em especial “Boneca”, de 1925, a mais antiga entre as obras, óleo sobre tela de pura sensibilidade onde o artista propositalmente infunde a figura dentro de um cenário em que esta, parecendo num primeiro momento uma menina de verdade, revela-se em miniatura, identificando-se, assim, a sua verdadeira natureza inanimada.

Outras, como as duas alusivas a mandarins chineses (de 1962, criadas quando este já se encontrava radicado no Rio de Janeiro), também são de rara beleza e detalhismo. Ainda, “Dálias”, “Resma de cebolas” e “Uvas” impressionam pela luz que o traço de Gotuzzo consegue extrair. Uma exposição pequena, mas que vale a pena conferir quem estiver ou for a Pelotas.


'A Bailarina', a mais antiga e das mais belas telas

Cebolas em rico detalhe

Cores retratam uvas maduras que parecem vivas

Detalhe de 'O Mandarim'

Flores vivas no óleo sobre eucatex de Gotuzzo

Natureza morta retrata flores suaves

Obra da série 'O Mandarim'

Ramalhete multicolorido pintado em grande proporção






****************

Naturezas Mortas”, de Leopoldo Gotuzzo
Visitação: até 30 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 19h
Local: MALG – Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (General Osório, 725, Centro, Pelotas/RS)
Ingresso: Gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário