Curta no Facebook

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Exposição "Aparício", de Íris Borges - Paris Cinema Café - Porto Alegre/RS






Sefie simétrico entre a fotógrafa e o modelo
“(...) O sincero olhar de um gato, tão afetuoso quanto penetrante, é capaz de por à mostra aquilo que somos, para bem ou para mal. Tal como uma imagem que se revela. No caso de Íris Borges, “gateira” e fotógrafa (não necessariamente nessa ordem), não sei exatamente o que veio antes, o gosto pela fotografia ou o gato. O que sei é que este apareceu em sua vida num dia de dezembro de 2009 e, desde lá, tornou-se o dono da casa. Vendo suas fotos nota-se que ambos, foto e felino, transmutam-se um no outro perfeitamente, pois, uma vez registrados pelas lentes, passam a simbolizar justamente o que um gato é capaz de trazer a um lar: amor.”



Foi com um prazer imenso que estive no Paris Cinema Café, na Cidade Baixa, para a abertura da exposição de minha amiga e fotógrafa Íris Borges intitulada “Aparício”. Este pomposo nome é de ninguém menos que o gato de Íris e do também amigo e colaborador do ClyblogChristian Ordoque, com quem pude trocar conversas e que estava feliz uma barbaridade com a ocasião da esposa.

Já conhecia muitas fotos do Apinha, como é chamado o bichano, fosse posando sozinho ou com seus donos. Se não me engano, Íris me disse certa vez que passavam de mil registros! Pois até por causa disso fiquei curiosíssimo para saber que recorte a autora daria à sua exposição em meio a tanto material. Para mim, que havia presenciado a primeira exposição de Íris, a coletiva "Fotogramas", em julho, o resultado foi uma surpresa realmente positiva. Além de ter tido um bom critério de seleção, fazendo com que eu, que já conhecia algumas imagens, não saísse com a sensação de faltar alguma coisa, as fotos em si são muito bem feitas. O fotogênico Apinha serviu, nas 38 imagens em que está, como um perfeito modelo para Íris no exercício de captação da luz, composição de cenário, regulagem de foco, aproveitamento de texturas e, claro, a percepção da beleza emocional. Aquele momento do click, do enquadramento, que cada fotógrafo sabe atribuir o seu. Íris soube.

Afora isso, ela amavelmente me encomendou o texto de apresentação para a mostra, do qual extraí este trecho do início do post. Tive a satisfação de vê-lo no cartaz oficial da exposição entre as fotos, tendo recebido de viva-voz vários elogios pelo mesmo, o que me deixa realmente feliz, pois não redigi nada mais do que uma retribuição pela amizade, admiração e honra pelo convite.




***

Iris diante das fotos
da exposição "Aparício"


Exposição de fotos “Aparício”, de Íris Borges
visitação: até 8 de novembro, das  9h às 22h, de segunda à sexta, e sábados das 12h às 22h
local: Paris Cinema Café
endereço: Av. Venâncio Aires, 210, Cidade Baixa – Porto Algre/RS
Entrada: gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário