Curta no Facebook

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Coletânea "LAR" – Noite de autógrafos de Daniel Rodrigues – Livraria Bamboletras e Bar Mr. Pickwick - Porto Alegre/RS (23/09/2014)





Num clima agradável e divertido, comemorei com amigos e parentes o lançamento da coletânea “LAR” em parceria com a livraria Bamboletras, na amável pessoa de Lu Vilella, que me recebeu super bem desde o início. O local onde recebi os convidados foi o Bar, Restaurante e Café Mr. Pickwick, parceiro da livraria e com o qual Leocádia e eu temos uma longa relação, haja vista que frequentamos o local há anos. Então, estava tudo em casa.

Foi Leocádia quem, contando ainda com alguns experientes cliques do amigo Luís Ventura, fez os registros fotográficos, que capturaram, como sempre, com muita sensibilidade o clima alegre e aprazível do momento.

O meu conto presente na obra, “Dentro”, para minha surpresa (boa), recebeu duas ótimas avaliações de duas amigas que também estiveram no lançamento. Uma delas, Carolina Costa, escreveu esse rico depoimento de boa leitora que é:

“Li o teu conto e tomei um susto bom! Um susto bom (no mundo dos livros) é quando algo perturbador, mas interessante mexe e desacomoda o leitor. Quando fiz Letras, se não estou subvertendo a ordem mundial, o estilo literário do fantástico/sobrenatural ou nonsense é assim, ele nos deixa impactado, com uma 'pulga atrás da orelha', pois relata algo que é absurdo, quase impossível. Pelo viés psicológico, é um thriller. E nenhum Hitchcock passa despercebido, não é mesmo? Assim eu vivenciei o teu conto.

Confirma o título algo que está 'Dentro' e, portanto, algo que estava por vir. O desenlace é algo “Trainspotting” (o filme) e a trilha sonora é Lou Reed, ou Pierre Boulez, pela dissonância de vozes internas e externas. O lugar ou o lar pode ser qualquer um, pois ele acontece, primeiramente, no lugar interno de cada um e por isso relata uma solidão um esvaziamento interior. Por outro lado, alguém que está cheio ou atolado desse vazio de ser. Contradições fantásticas de um lar surreal!”


Já Cristina Arikawa, ousou, para minha felicidade, me comparar a Gabriel García Marques:
“Só o teu conto por enquanto, mas eu tô lendo junto o ‘Crônica de uma morte anunciada’, do Gabriel Garcia Marquez. Não sei se é a leitura conjunta das duas coisas, mas vi uma relação muito legal nos dois textos, essa coisa fantástica dentro de um cotidiano muito familiar.”

Não que mereça tanto, mas gostei do elogio, sim. Indica estar num bom caminho. Legal que, mesmo contendo apenas este conto de minha autoria, a edição em si foi apreciada também. A mesma segue nas prateleiras da Bamboletras, a propósito, para os que quiserem adquirir. Por ora, confiram o clima do encontro nas fotos:

A amiga e fotógrafa Iris Borges foi prestigiar também

A artista plástica Rosana Splitzer, presença sempre carinhosa

Com Lu Vilella da livraria Bamboletras,
na estante onde se pode encontrar o livro.

Com Luís Ventura (esq.), aqui sendo fotografado, e Marcelo Costa.

Elisete Mallman veio de Lajeado prestigiar o lançamento.

Família Reis presente na pessoa da Tia Isaura.

Lúcio Bragança sempre presente nos lançamentos.

Livro e autor sendo apresentados pela fotógrafa da noite, Leocádia Costa

Malu também foi prestigiar junto com os pais,
os amigos Rodrigo e Lisiane.

O casl Victor e Cristina, queridos.

O legítimo 'facebook' do autor, com Carolina Costa.

Registro com - quase - todos à mesa




por Daniel Rodrigues

fotos: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário