Curta no Facebook

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

The Cramps - "Flamejob" (1994)



"Cada pessoa, em sua timidez,
tem um limite além do qual ela é ultrajada.
É inevitável que ela, que estendeu seu limite próprio através de aplicação concentrada,
  deva despertar ressentimentos naqueles que aceitaram as convenções, as quais, desde que aceitas por todos, não exigem iniciativas de aplicação.
Este ressentimento geralmente toma a forma de risos sem sentido ou de críticas, se não de perseguição.
Mas esta aparente violação é preferível do que os hábitos monstruosos tolerados pela etiqueta e estética."
Man Ray, 1934
(texto do encarte do álbum)



Uma combinação de punk, rockabilly, glam, blues, country, surf, filmes B, terror, teatro, satanismo, humor, escracho, fetichismo...Tudo isso junto é o The Cramps. Banda formada ainda nos anos 70 que gravou seu primeiro álbum no início dos 80 mas que, particularmente, só fui descobrir nos 90 nos programas alternativos da MTV. A doideira chamada “Ultra Twist” me arrebatou! O que que era aquilo? Um hilário garage-rock pesado de guitarras rascantes com uns malucos vestidos de couro preto ao melhor estilo motoqueiro-retrô-zumbi-sadomasoquista mandando ver na sonzeira. Putaquipariu! Aquilo era demais. A música fazia parte do disco chamado “Flamejob”, que eu não tardei em conseguir e me amarrei mais ainda. Até fui conferir se havia na discografia da banda algo tão bacana quanto aquele disco. Gostei muto do "Stay Sick", não gamei pelo elogiado e badalado "Songs the Lord Taught Us", e só confirmei que, apesar de não tê-los conhecido antes, ao que parece, o ponto de aperfeiçoamento sonoro e ápice de qualidade e conceito (anárquico) acontecera naquele álbum que luzia à minha frente naquele momento.
Os nomes engraçados, inusitados e impagáveis de músicas como “Naked Girls Falling Down the Stairs”, o visual exagerado, a performance teatral e o rock retrô acelerado, cru, básico, pirado de guitarras envenenadas e vocais alucinados conquistam de cara.
Uma estridente introdução de guitarra árabe abre “Flamejob” na empolgante “Mean Machine” que já mostra a que veio o álbum. Se já parece muito bom, a referida “Ultra Twist” que a segue é matadora ao quadrado, ao cubo, na quarta potência! Um alucinate rock ao estilo anos 50 só que muito mais pegado, pesado, sujo e incendiário. Verdadeiramente um ultra-super-hiper-maxi-mega twist!
“Let's Get Fuck Up” baixa um pouco a rotação mas não deixa a bola cair; e “Nest of the Cuckoo Bird”, não menos legal, tem uma interpretação vocal muito louca do vocalista Lux Interior.
“Sado County Auto Show”, abre com o ronco de uma caranga e acelera num rock eletrizante; “How Come You Do Me?” e “Inside Out and Upside Down (With You)” garantem o rock'n roll ao estilo dos mestres da categoria; e a já mencionada “Naked Girls Falling Down the Stairs” traz um riff poderoso, sujo e rascante e, no final, uma bateria imitando o som das garotas rolando escada abaixo.
“Strange Love”, uma das três covers do disco, um country-rock-blues de levada moderada e gostosa é outra que merece destaque, assim como “Blues, Blues, Blues”, como já anunciado pelo título, um bluesão que poderia ser chamado de tradicional se não fosse feito por quem foi; além da ótima e divertida “Swing the Blue Eye Rabbit”, outra das grandes do disco.
 “Sinners”, versão da música da banda dos anos 60, Freddie and the Hitch-Hikers, encaminha o final do disco que finalmente some na estrada, em grande estilo, com o clássico “Route 66 (Get Your Kicks On), aí sim, fechando a conta e deixando só poeira.
E isso tudo é The Cramps: velocidade, sexo, terror, bizarrices e muito rock'n roll... E "Flamejob" é puro fogo! É quente.
Chamas, chamas!
Queime, baby, queime!
***********************

FAIXAS:
1. "Mean Machine" 3:57
2. "Ultra Twist!" 3:48 

3. "Let's Get Fucked Up" 3:55 
4. "Nest of the Cuckoo Bird" 3:26
5. "I'm Customized" 3:04
6. "Sado County Auto Show" 2:59
7. "Naked Girl Falling Down the Stairs" 2:44
8. "How Come You Do Me?" (Joiner) 2:17
9. "Inside Out and Upside Down (With You)" 2:27
10. "Trapped Love" 2:00 
11. "Swing the Big Eyed Rabbit" 3:39 
12. "Strange Love" (Jerry West) 2:49
13. "Blues, Blues, Blues" 2:23 
14. "Sinners"
15. “Route 66 (Get Your Kicks On) (Bobby Troup) 3:17 

****************
Ouça:


Cly Reis


Nenhum comentário:

Postar um comentário