Curta no Facebook

sexta-feira, 18 de abril de 2014

"A Vida de Brian" - Terry Jones (1979)


A proximidade da Páscoa traz aquele monte de filmes sobre a vida de Jesus, a Via Sacra, a crucificação, etc., na TV. é oportunidade para se ver grandes filmes como "Ben-Hur", "O Manto Sagrado", "A Última Tentação de Cristo", "A Paixão de Cristo", entre outros, mas nenhum filme sobre a vida do Salvador se compara a "A Vida de Brian", do grupo britânico Monthy Pyton, dirigido pelo integrante, Terry Jones. Pra começar, o filme não é exatamente sobre a vida do filho de Deus, e sim de um pobre coitado, sonso e azarado que é confundido com o Messias. Suas vidas se cruzam desde o início quando o pequeno Brian nasce num estábulo próximo ao que o Menino-Jesus vem ao mundo, confundindo, já de cara, os Reis Magos que vão entregar os presentes para a criança errada, mas logo, percebendo o erro, voltam e os retiram bem indelicadamente da engraçadíssima mãe de Brian.
Embora goste muito também do clássico "O Sentido da Vida" e do hilário "Monthy Pyton Em Busca do Cálice Sagrado", considero "A Vida de Brian" a obra-prima do grupo. Por mais que a saga dos Cavaleiros da Távola Redonda em busca do Santo Graal promovida por eles seja absolutamente fantástica e inusitada, esta paródia da vida de Cristo, pela própria proposta, é mais inteligente e ousada, abordando de maneira sempre divertida, temas como política, o papel do Estado, o papel do cidadão na sociedade, direitos da mulher, desigualdades sociais, pensamento coletivo, etc., tudo isso sem ser panfletário ou tentar parecer sério. Tudo sem abrir mão do escracho, do bom humor e sobretudo da inteligência.
Filme genial num todo mas as cenas dos conspiradores tentando achar defeitos no governo romano, no Coliseu; a das mulheres usando barbas para poderem ir no apedrejamento; do carcereiro gentil que organiza a retirada de cruzes para cada condenado; a do julgamento público de Brian por um Pilatos 'língua presa'; e, é claro, a cena dos condenados cantando uma música extremamente otimista pregados à cruz, todas são impagáveis.
Cansado de ver Jesus Cristo sendo chicoteado e massacrado todo o ano? Que tal virar o disco e dessa vez dar umas boas risadas? O divertido, abusado, blasfemo e genial "A Vida de Brian" é uma ótima opção para se assistir nesta Páscoa. Tenho certeza que o cara lá de cima os perdoará.


cena final "A Vida de Brian"



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário