Curta no Facebook

terça-feira, 4 de março de 2014

Oscar 2014 - Vencedores



E apesar de "Gravidade", do mexicano Alfonso Cuarón, ter empilhado estatuetas (7 no total), "12 Anos de Escravidão", do britânico Steve McQueen, foi quem levou o prêmio de melhor filme. O que normalmente poderia ser visto como uma incoerência,  no caso da premiação deste ano mostrou-se como uma separação de critérios.  Parece que a Academia reconheceu o grande trabalho, competência e qualidade de "Gravidade", a ponto de não poder negar que um trabalho tão perfeito tecnicamente merecesse ganhar o premio de direção, mas não se comprometia a ponto de ter que lhe agraciar com o de filme, preferindo para este posto algo mais característico dentro de sua tradição, com um apelo emocional mais forte, mensagens humanísticas, tons épicos e heroicos mais evidentes. Nada contra. A Academia é assim mesmo e muito raramente muda alguma coisa. Conservadorismo que aliás fazia com que qualquer um em juízo perfeito, duvidasse que "Ela", preferido dos 'cabeças', pudesse ganhar o prêmio principal da noite, mas acho que até os cults e cinéfilos mais exigentes e fervorosos, tenham se dado por satisfeitos com o reconhecimento pelo roteiro do filme de Spike Jonze.
No mais, Mathew McConaughey e Cate Blanchet eram páreos corridos para ator e atriz, respectivamente;  Lupita Nyong'o não chegou a ser uma surpresa com o Oscar de atriz coadjuvante; Scorsese, depois da vitória com "Os Infiltrados", parece mesmo com um grande trabalho, ter voltado à lista dos renegados, saindo de mãos vazias com seu "O Lobo de Wall Street"; assim como o U2 que continua sem levar seu Oscarzinho pra casa, perdendo dessa vez para a trilha da animação "Frozen".
O lado negativo da festa, na minha opinião, foi a condução surpreendente ruim da apresentadora e comediante Ellen Degeneris, que, costumeiramente inteligente e espirituosa, exceção feita à tirada sobre racismo no início da festa, a brincadeira com as seguidas quedas da bela Jennifer Lawrence, foi um desastre, insistindo em situações desagradáveis, tolas, e desnecessárias. Para fazer a 'muvuca' que ela aprontou na platéia e praticamente não fazer uma observação ou piada inteligente, com certezanão seria necessário uma MC do seu calibre, muito menos ganhando o que ela deve ter levado para conduzir a cerimônia.
Sei que teve quem gostasse: "Quebrou o gelo", "Desfez a frescura", "Aproximou os artistas do público" e blablablá... Particularmente preferiria um mestre de cerimônias mais sagaz, que tivesse aproveitado as situações para compor seus comentários e atuação mas... Mas não foi o mais importante da festa. O importante foram os premiados e aí vão eles:

MELHOR FILME
12 Anos De Escravidão

MELHOR DIRETOR
Gravidade - Alfonso Cuarón

MELHOR ATRIZ
Cate Blanchett - Blue Jasmine

MELHOR ATOR
Matthew McConaughey - Clube de Compras Dallas

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Lupita Nyong'o - 12 Anos de Escravidão

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Jared Leto - Clube De Compras Dallas

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
12 Anos de Escavidão 

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Ela

MELHOR FIGURINO
O Grande Gatsby

MELHOR MAQUIAGEM
Clube de Compras Dallas

MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM
Mr. Hublot

MELHOR ANIMAÇÃO
Frozen - Uma Aventura Congelante

MELHOR CURTA-METRAGEM
Helium

EFEITOS VISUAIS
Gravidade

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
The Lady in Number 6: Music Saved My Life

MELHOR DOCUMENTÁRIO
A Um Passo do Estrelato

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
A Grande Beleza

MELHOR MIXAGEM SOM
Gravidade 

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Gravidade
  
MELHOR FOTOGRAFIA
Gravidade

MELHOR EDIÇÃO
Gravidade

DESIGN DE PRODUÇÃO
O Grande Gatsby

MELHOR TRILHA SONORA
Gravidade

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Let it Go - Frozen - Uma Aventura Congelante


C.R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário