Curta no Facebook

terça-feira, 18 de março de 2014

"A Figura do Feminino na Canção de Chico Buarque", de Adélia Bezerra de Menezes - ed. Ateliê Editorial (2000)



Se tem uma coisa que é quase unanimidade entre as pessoas que apreciam letras e MPB, é que Chico Buarque é, provavelmente o compositor/escritor que melhor entende a alma feminina e expressa isso como poucos em suas canções e seus livros. Essa ligação tão íntima entre Chico e a mulher é investigada a fundo no livro que acabo de ler, "A figura do feminino na canção de Chico Buarque", de Adélia Bezerra de Menezes (ed. Ateliê Editorial), onde a autora disseca em diversas canções, desde o início da carreira do cantor, os elementos explorados por ele nas letras.
Devo admitir que, por tratar-se de uma autora mulher, esperava uma cumplicidade maior dela com o leitor e com o objeto de estudo, as próprias letras das músicas, salientando os pontos de acerto, segundo ela, de um homem nas descrições e leituras femininas. Isso até acontece, mas de maneira um tanto fria. A autora, excessivamente agarrada a argumentos semióticos e psicanalíticos, por vezes deixa um pouco à parte o lado emocional do assunto, porém, deve-se dizer a seu favor, que, tecnicamente, o faz de forma muito coerente e bem embasada, conferindo às canções análises precisas, pertinentes e reveladoras.
Edição extremamente bem cuidada, bem acabada, com ilustrações de grandes pintores brasileiros que estabelecem inter-relações com as letras. Mesmo com a ausência de 'coração' feminino por parte da autora, é leitura recomendabilíssima e obrigatória para fãs de Chico Buarque e como um todo, para apreciadores de música e sobretudo, das palavras.


Cly Reis

Um comentário: