Curta no Facebook

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ClyBlog 5+ Artistas Visuais



Como não falar das artes plásticas, das artes visuais? Impossível. Afinal, um dos objetivos do blog desde seu início, era exatamente servir de canal para a apresentação e expressão, inicialmente de minhas manifestações artísticas como gravuras, pituras, quadrinhos, etc., mas com o tempo ganhando possibilidades mais amplas. A seção COTIDIANAS, por exemplo, passou a ganhar ilustrações (de artistas conhecidos ou não) que tivessem alguma ligação visual ou referencial com os textos; as mini-HQ's foram ficando mais trabalhadas, mais ricas, mais artísticas; a  fotografia foi ganhando força e espaço mas admito que ainda merece um destaque maior no blog; e ainda exposições, mostras e espaços passaram a ser destacados com frequência e qualidade, tanto que criarmos uma página especialmente para isso, a VAL E VEJA, coordenada pela parceira Valéria Luna.
Como se vê, o que não falta no clyblog é arte e, sendo assim, nada mais justo do que convidarmos 5 pessoas para participarem de mais esse especial dos 5 anos: clyblog 5+ artistas visuais.



1. Valéria Luna
relações públicas
(Porto Alegre)


"Do espanhol Joan Miró tenho uma tatuagem no braço direito com o detalhe da pintura do artista.
Como toda boa lista não posso deixar de fora os clássicos e, no caso de Van Gogh, eu gosto do simplório,
quando ele retrata seu quarto e dos detalhes de Os Girassóis.
O expressionismo abstrato de Pollock me influenciou, mesmo sem querer, na época que resolvi pintar algumas telas.
Quando assisti ao filme, ("Pollock", 2000) apesar da vida conturbada do rapaz, vi também que ele era exatamente o retrato de suas obras.
Para uns o rei da Pop Arte é o Andy Warhol, para mim, sem dúvida é o Lichtenstein.
E não posso deixar de fora, de jeito nenhum, meu pai, Leonardo Filho.
Foi com ele que eu aprendi a maioria das coisas que sei sobre artes visuais e claro, que me influenciaram na criação desta lista."



1. Joan Miró
2. Vincent van Gogh
3. Jackson Pollock


4. Roy Lichtenstein
5. Leonardo Filho

***********************************************
2. Carolina Costa
pedagoga
(Porto Alegre/RS)


"Todos estes artistas me completaram em algum momento da minha vida."


1 - Louise Bourgeois
2 - André Breton
3 - Henri-Cartier Bresson
4 - Leonardo Da Vinci
5 - Vincent Van Gogh


Van Gogh:O artista
por ele mesmo















************************************************
3. Tita Strapazzon
professora
(Porto Alegre/RS)
Uma das impressionantes imagens
produzidas pelo chinês Huan


"Coloquei mais ou menos assim: Hoje são os artistas visuais que gosto muito".



1 - Zhang Huan
2 - Barbara Kruger
3 - Rosangela Rennó
4 - Frida Kahlo
5 - Arthur Bispo do Rosário




************************************************

4. Gabriela Bohns
designer
(Porto Alegre/RS)


"Inspiração para o meu trabalho".




O trabalho
de Cassio Raabe


1- Henrique Oliveira
2- Cassio Raabe
3- Nara Amelia
4- Tulio Pinto
5- Nathalia Garcia




***************************************************

5. Marion Velasco
artista visual e
musicista
(Porto Alegre/RS)

"Claro que dá vontade de colocar na lista, pelo menos, mais 5 artistas,
então, escolhi os que me inspiram na base, exatamente nesta ordem: 
Duchamp, pelo interesse nas coisas ao seu redor, viagens e todo tempo´perdido';
Matta-Clark, por ‘construir a demolição’ de coisas (e quebrar conceitos) ao seu redor;
Yoko, pela voz, proposições e vida;
Alys, pela criação com caminhadas, materiais pobres e micropinturas;
e Banksy pelo anonimato e ação política nas ruas do mundo."


1. Marcel Duchamp
2. Gordon Matta-Clark
3. Yoko Ono
4. Francis Alys
5. Banksy

Uma dos geniais grafites de Bansky
carregado de crítica e atitude.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário