Curta no Facebook

quarta-feira, 1 de maio de 2013

"Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (partes 1 e 2), animação de Jay Oliva (2012)




Comprei por recomendação do meu amigo e parceiro de blog, Christian Ordoque, a animação “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, que dá vida à legendária obra de Frank Miller, considerada por muitos a maior HQ de todos os tempos. Não, não vá confundir com o último filme da trilogia proposta por Christopher Nolan de mesmo nome, até interessante mas que, a propósito, rouba muitos elementos desta história em quadrinhos, sem no entanto se utilizar efetivamente dela.
Este aqui, um desenho animado chancelado pela própria DC Comics e lançado em 2 partes, é uma  adaptação competentíssima do diretor Jay Oliva, desenhista e diretor de episódios para TV, emocionante para os fãs de Batman, cultuadores da obra e fãs de quadrinhos em geral, reproduzindo com originalidade respeitosa o clássico de Miller, recriando em cenas espetaculares e empolgantes os quadros estáticos que vimos outrora somente no papel e que sempre ansiamos que se tornassem filme.
Pra quem não conhece, em "o Cavaleiro das Trevas", Bruce Wayne, ou o Batman, já um senhor com uma certa idade, diante de uma nova onda de crimes e desordem em Gotham City, volta de um silêncio de 10 anos nos quais esteve afastado de suas atividades de herói mascarado para botar ordem na cidade; mas este retorno, de certa forma, mexe com quem estava quietinho lá no Asilo Arkham, o Coringa e incomoda as autoridades a ponto do governo americano, apelar para o Super-Homem para, digamos, 'aquietar' novamente o Homem-Morcego.
A luta na lama com o Mutante, o confronto final com o Coringa, o encontro do palhaço com a decadente Mulher-Gato, a intervenção do Super-Homem numa guerra atômica, e a batalha épica do Homem-Morcego contra o Homem-de-Aço, tudo muitíssimo bem adaptado, e sem economizar no realismo, no sangue e na brutalidade, numa versão que seria provavelmente impensável para o cinema, como foi sempre um desejo dos fãs, tamanha a fidelidade ao original.
Embora os últimos episódios do Homem-Morcego, na visão do competente Nolan, tenham sido bastante bons e menos caricatos que os anteriores feitos para o cinema, até que a indústria tome coragem de ser menos comercial, aceite botar a classificação etária lá em cima, esteja disposta a arriscar a imagem pública do personagem e abrir mão de bilheterias astronômicas, nada em matéria de Batman terá superado essa preciosa adaptação.
Fiquei verdadeiramente emocionado de ver, enfim, em movimento, "O Cavaleiro das Trevas". O verdadeiro "Cavaleiro das Trevas" dos quadrinhos.
Imperdível!
Item obrigatório para bat-fãs.





Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário