Curta no Facebook

terça-feira, 9 de abril de 2013

Mostra “VOCÊ ESTÁ AQUI”, de Daniel Escobar – Galeria Mamute – Porto Alegre / RS








A mostra que começa a dimensionar onde realmente cada um de nós está no mundo, fica mais duas semanas na Galeria Mamute e apresenta cinco obras do artista plástico Daniel Escobar.
Para os amantes da deriva e da perambulação por cidades (a quem me alio por vocação) a mostra de Daniel tem muito desses caminhos trilhados por cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte e New York. Daniel convive com os espaços numa versão tridimensional. Ele está dentro dos espaços, seja afetivamente, seja por estar perambulando mesmo.
Daniel nasceu em Santo Ângelo e formou-se em Artes Visuais no Instituto de Artes da UFRGS. Seu trabalho está em coleções públicas de alguns museus referenciais no mundo das artes. No exterior, está no Canadá, na Devry Smith Frank LLP, em Toronto; em New York, no Crowell and Moring Law Firm; em solo brasileiro, no Museu de Arte da Pampulha, em Beagá; no Museu de Arte do RS (MARGS); no Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC/RS), em Porto Alegre; e nos Museus de Arte Contemporânea de Jataí (GO) e do Paraná (PR).
A ideia é pensarmos num conjunto de situações onde realidade e representação dos lugares parece fundir-se para que finalmente possamos nos identificar como habitantes destas cidades reais e fictícias. Em sua produção mais recente, Daniel aborda paisagens do desejo criadas pelo entretenimento e o consumo. Existe muito de publicidade nestas obras buscando trazer à tona várias camadas que constroem o que vemos somente na superfície. Neste sentido, a cidade ganha ares de sonhos, mistura-se aos mapas, ícones e tours labirínticos, deixando você imerso em pura fantasia.
A mostra tem curadoria de Bernardo José de Souza, que é curador associado da 9ª Bienal do MERCOSUL, curador independente do MAC/RS e Ecarta, professor de Pós-Graduação em Moda na ESPM, Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia na PMPA. 
Conheça os trabalhos que fazem parte da mostra na Galeria Mamute:


  • Sala 1
Scroll, 2013: É um mapa do local da exposição e seu entorno. O mapa obtido no Google Maps a partir da imagem projetada sobre a parede e, em seguida, redesenhada através da sobreposição de fitas adesivas, que constroem o traçado urbano sobre a parede.

Scroll, 2013,
foto: Drigo Cardoso

Permeável – série “Perto demais”, 2012: A publicidade está nesta obra através de outdoors e cartazes sobrepostos, perfurados em formato de 1,50 x 2,20cm. “Perto demais” faz parte de uma série de trabalhos desenvolvidos com empresas, que fazem esse material e descartam o excedente. O perfurador que Daniel utiliza transforma essas imagens em rendas de papel, com imagens porosas, instaurando, assim, um novo tempo de observação com imagens enigmáticas.


  • Sala 2
Continuous, 2012: Papel, metal e fragmentadoras de papel. Uma instalação que gera acúmulos de papel em cada suporte. No centro da instalação, as tiras de papel vindas de diferentes direções – aliás, da outra sala –, constroem uma trama que redesenha a malha urbana da parte planejada da cidade de Belo Horizonte. É uma ideia de mapa em processo que representa a cartografia e o espaço real das cidades, sempre em constante processo de transformação.


Continuous, 2012
(foto: Drigo Cardoso)
Atlas de Anatomia Urbana, 2012: Recorte sobre guia turístico de Belo Horizonte, nas dimensões de 21 x 23 x 2,5cm. A série toma como ponto de partida a fragmentação do mapa da cidade em regiões para a sua apresentação em um guia turístico. Os guias são escavados, então se vê o que está no seu interior, conferindo, assim, um caráter escultórico ao objeto.


Atlas de Anatomia Urbana
(foto: site)

  • Sala 3
The World, 2011: Apresenta numa mesa 12 guias de viagem, no formato de 10 x 23 x 20cm cada.  A obra surge da ideia de projetar fisicamente um mundo ficcional produzido pela indústria do turismo, utilizando guias de viagem de diversos lugares do mundo. As imagens, recortadas e levantadas das páginas, ganham cenários tridimensionais que lembram os livros pop-up. A maquete mistura realidade e ficção. A atmosfera escurecida da sala com foco de luz somente sobre os livros deixa o visitante mergulhado num mundo paralelo de sonho.


The World, 2011
(foto: site)

Se você está em Porto Alegre, pegue seu mapa de viagem, abandone a bússola e venha conhecer o trabalho de Daniel Escobar. Embarque nessa deriva e perambule conosco.

*************************************************

Entrevista com o artista



Teaser de apresentação


 
SERVIÇO:
Mostra “Você Está Aqui” , de Daniel Escobar
Curadoria: Bernardo José de Souza
Local: Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior, 375 – Centro Histórico – Porto Alegre)
Visitação: Até 19 de abril, das 14 às 18h, de segunda a sexta

Mais informações:
www.danielescobar.com.br
www.galeriamamute.com.br



 por Leocádia Costa

2 comentários:

  1. Um barato, Leocádia. Me lembra meus trabalhos de Urbanismo da faculdade.
    Gostei muito do "Continuous" também. Isso me remete à série "Broadway" do Mondrian. Aliás, a malha tem tudo a ver.
    Muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Cly, você recordou da suas referencias da faculdade e eu logo que vi a Mostra sendo montada voltei às aulas do Pós de Artes Visuais da Feevale. Enfim, referenciais, trajetos afetivos e Arte são de todos - universais! bj Leocádia ;)

    ResponderExcluir