Curta no Facebook

segunda-feira, 15 de abril de 2013

"Amor", de Michael Heneke (2012)








O filme “Amor”, como todos os outros de Michael Haneke, vem dividindo opiniões. Alguns ressaltam a sinceridade e coragem do longa. Outros defendem que a história é apelativa e gratuita no sentido de chocar. Fato é, entretanto, que “Amor” é atípico. Difícil dizer que o filme não é bom. Mas, ao mesmo tempo, é o tipo de longa que não encabeça a lista de favoritos de ninguém. A história é instigante, forte, e se possível, seca e doce, ao mesmo tempo. “Amor” é um potente soco no estômago.

Na história conhecemos um casal de idosos, Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emamanuelle Riva, em excelente atuação!), que precisa lidar com as complicações de saúde da segunda. Michael Haneke, que assina o roteiro também, se propõe a mostrar como Georges se entrega aos cuidados da esposa, levantando uma polêmica questão: qual seria o maior gesto de amor de Georges? Acabar com a dor da esposa que não quer mais viver, ou prolongar até onde for possível a existência dela?

Com 5 indicações ao Oscar: melhor filme, melhor atriz, melhor roteiro original, melhor direção e melhor filme estrangeiro, o filme faturou o último prêmio. Além disso, também foi o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes. Isso o coloca ao lado de uma seleta lista de títulos que conseguiram a dobradinha Oscar de Filme Estrangeiro e Palma de Ouro: “Orfeu Negro”, de 1959, e “Um Homem, Uma Mulher”, de 1966. Mas os prêmios, para este novo projeto Haneke, é um aspecto totalmente irrelevante. “Amor” suscita debate e chama a atenção para a fragilidade da vida. Todos nós, um dia, teremos o rumo do fim. Nada de espetacular está aí. O fim é sutil e consistente. Triste e belo. E o maior prêmio do longa é nos lembrar disso.


TRAILER


Nenhum comentário:

Postar um comentário