Curta no Facebook

quinta-feira, 14 de março de 2013

Os Causo de Dois Morro - A Renunça



Ói que nóis tava sumido mas, dizque quem é vivo sempr’aparece, então aparecemo de novo.

Vim aqui pramode contá procêis dum causo que assucedeu-se lá em Dois Morro que eu si alembrei por causa dessa coisa toda de Papa.

Foi de uma vêiz que o Padre de Dois Morro arrenunciô.

Foi num domingo, antes da missa na catedrar de Dois Morro, a Igreja Matriz de Santa Espirgínia do Coração Divino da Boa Esperança, as família, as beata, os fiér, já tavo tudo lá drento, tudo sentado, quando o padre da diocese locar, Sua Proeminência Eclesielástica, o Reverendo Dom Alcebíades Schületta, nunciô, pr’espanto e surpresa de todos que aquela ia sê a úrtima missa dele. Que ele ia renunçá!

Mas aquilo causô um alvoroiço! Umas beata desmaiaro na igreja, outros se pusero a chorá, ôtras proveitaro e tiraro a ropa. Mas por que o Santo Padre de Dois Morro ia abandoná seu fiér? Por que??? Ele expricô que já tava muito véio, que tinha pedra nos rim, que tinha artrite, artrose, que num podia mais ficá se preocupando com os pobrema de dinheiro da diocese, que tinha ouvido uns pecado muito cabeludo e mais um monte de razonice. Mas ninguém aceitava. “Ai, o nosso padinho”, dizio eles.

Tentaro fazê ele mudá de ideia e chamaro um bando de gente pra tentá intercedê co'ele. Sei que não teve bispo, prefeito, banquêro, fazendêro, padêro, leitêro que convencesse Dom Alcebíades a mudar de ideia. Ele tava dicidido. Ia largar o Santo Orifício e, como ele mesmo disse, se recolher num cantinho fora da cidade.

Assim se deu-se: pela semana se chamô o antigo pároco de Capim Alto, cidadezinha vizinha de Dois Morro, Dom Diego Armando, pra tomá o lugar do antigo padre. A missa do domingo foi triste. Todo mundo tava’costumado com Dom Alcebíades. Demoraro um tempo ainda pra gostá do novo padre mas aos poco foro se afeiçoando.

Tempos depois fôro descobri que Dom Alcebíade, aquele sem-vergonho, tinha largado a batina por causa dum cacho que ele tinha.

Era um rapagão alto, loiro, ôio claro, uns 19 ano, com uns braço largo que parecia umas tora de madêra e uma barriga tão marcada que parecia uma mureta de tijolo à vista. Dizio que era surfagista, sufista, srufista... Alguma coisa assim. Vivero feliz por algum tempo té qui o moçoilo resolveu trocar Dom Arcebide pela Miss Anca-Larga, moça bonita, morena, zóio castanho, bem constituída... Fugiro pra capitar. Dom Cebíade não conseguiu superá o desgosto e se afundô na cachaça. Diz que foi achado morto com uma garrafa na mão num quarto cheio de fotografia de home pelado pelas parede. Que farta de pôca-vergonha!
 
 
por Chico Lorotta

Um comentário:

  1. É muito cômico esse causo. O mais interessante de tudo é que a comédia fica por conta, também, da imaginação de quem lê.Muito bom! Iara.

    ResponderExcluir