Curta no Facebook

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ARQUIVO DE VIAGEM - BENTO GONÇALVES - RS

Bom, conforme prometido, mais algumas fotos e momentos da minha viagem de férias, neste último mês de janeiro pela Serra Gaúcha, com uma passadinha por Porto Alegre. Vou começar pela cidade de Bento Gonçalves, onde, na verdade, acabei passando pouco tempo, um dia apenas, mas que foi suficiente para fazer um programa muito bacana que foi o passeio de Maria Fumaça. A pequena viagem, de mais ou menos 2 horas, que passa por Garibaldi e chega em Carlos Barbosa, cidades vizinhas, é incrementada com números musicais regionalistas e típicos italianos, apresentações teatrais e degustações de vinhos, espumantes e sucos, além de informações diversas passadas pelas simpáticas, atenciosas e competentes guias da empresa responsável pelo passeio.
De quebra, a aquisição do ingresso para o trem dava direito a uma visita à Epopéia Italiana, uma espécie de parque temático, lá mesmo em BG, com cenários, apresentações teatrais, filmes e degustações, que remontam a saga de imigrantes italianos, no fim do século XIX, que fizeram a vida no Rio Grande do Sul.
Como estávamos hospedados em Gramado, além deste dia muito bem aproveitado, acabamos não retornando a Bento Gonçalves, uma vez que o deslocamento de carro de uma cidade para a outra era de algo em torno de duas horas, embora soubéssemos de outras atrações interessantes que a cidade reserva para os turistas. Preferimos desfrutar de outras atrações da Serra mais próximas de onde estávamos e ficamos, então, ali por Gramado, Canela, Nova Petrópolis e arredores.
Bom,... na verdade o fato de ter faltado coisas, de não ter visto e visitado tudo acaba sendo uma boa desculpa para retornar, não?
Quem sabe em breve...

Chegando em Bento
no Pipa Pórtico

Na entrada da Estação do trem

A Maria Fumaça

Olha o trem fazendo a curva

Bento Gonçalves
pela janela

As atrações musicais
durante o passeio

Fachada do Epopéia Italiana
(não era permitido fotografar no interior,
exceto em pontos autorizados)

Um dos locais livres para fotografia,
o trecho final que reproduzia uma
pequena vila italiana

Pertences originais trazidos de uma família italiana
da colonização do Estado

E no final do percurso cênico,
uma polentinha frita preparada na hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário