Curta no Facebook

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Elvis Presley - "Elvis Christmas Album" (1957)





“Existiam muitos; diversos;
todos fazendo basicamente a mesma coisa
e tentanto superar um ao outro.
Mas ele, estava acima,
acima de qualquer um deles;
simplesmente, acima..”
Tom Petty



Feliz Natal a todos!!
Merry Christmas at all, folks!!
O ano e 1957. O frio e a nevasca natalina consolidam um ano de prosperidade norte-americana.
Assim como foi 1956, e seriam 1958, 59, 60 e por ai adiante…
O avanço ‘tecnológico’, a supervalorização econômica, a sistematização urbanística e viária a todo o vapor, atravessam as imensidões latifundiárias e as planícies desérticas do país mais promissor do planeta naquele período de ressaca pós a segunda Grande Guerra.
A maior festa cristã sempre foi levada muito a sério e com muita tradição de norte a sul dos Estado Unidos. Por falar em sul, e justo lá que a grande ironia natalina se faz presente. Sob mensagens de paz, amor e respeito ao próximo que sempre bordaram o conceito do natal cristão, as diferenças e o preconceito racial permanecem alheios a tudo e a todos. Santa Claus dos brancos não e o mesmo Santa Claus dos negros – mas que antagonismo provinciano, não!?
Pois eis que o grande representante da simbiose musical sulista traz ao comércio, e consequentemente, para dentro da casa de cada cristão desenganado a estes tão significativos detalhes, uma rajada de peso, agressividade, lamento, oração e ternura.
Quem mais poderia naquele momento se fazer infiltrar nos lares mais reacionários e conservadores, justo no natal, com esse coquetel de elementos ‘nefastos’ em um álbum musical natalino?!
Pois Elvis Presley , já bem amadurecido dos seus primórdios anos; 1953 e 1954, quando ainda era nada mais que um ‘hillbilly cat’, lança o primeiro de dois álbuns natalinos de sua carreira, e abre a primeira faixa do lado A do “Elvis Christmas Álbum” com um verdadeiro tiro de bazuca no pinheirinho de natal: "Santa Claus is Back in Town", justamente foi escolhida pelo próprio para ser a faixa de abertura. Um Rhythm n’ Blues de pegada forte; bateria marcante e cadência ritmada por um piano travestido de ‘menino bonzinho’ aos primeiros segundos de arranjo com os vocais; já na sequência, como faixa 2, para amenizar uma possível aterradora impressão, sua voz ganha suavidade e ternura na talvez a mais clássica e tradicional canção de natal norte-americana de todos os tempos: "White Cristmas".
Basicamente sob este enfoque elementar, este álbum reúne doze canções natalinas na sua maioria seculares, das quais seis se encontram no lado A, somando-se a duas no lado B, mais quatro canções gospel, das quais duas se encontram anteriormente presentes no seu álbum "Peace In The Valley".
"Elvis Christmas Album", acima de tudo, não tem compromisso com o Natal do católico ou do mórmom, muito menos com o do branco, do índio ou do negro, este ÁLBUM FUNDAMENTAL tem compromisso com a síntese de uma obra de rock atemporal. Reconhecer Elvis Presley como base da sustentação do Rock n’Roll e acima de tudo um dever cívico. E antecedentes históricos mostram, que este foi o grande expoente de uma geração que ainda engatinhava sobre os processos compositivos musicais e tecnológicos de estúdio e gravação, que ainda hoje, passado meio século de existência, buscam essa fonte como inspiradora.

por Gulherme Liedke
***********************************

FAIXAS:
1. Santa Claus Is Back In Town
2. White Christmas
3. Here Comes Santa Claus (Right Down Santa Claus Lane)
4. I'll Be Home For Christmas
5. Blue Christmas
6. Santa Bring My Baby Back (To Me)
7. O Little Town Of Bethlehem
8. Medley
9. (There'll Be) Peace In The Valley (For Me)
10. I Believe
11. Take My Hand, Precious Lord
12. It Is No Secret (What God Can Do)

Formação em 1957:
Elvis Presley – vocals, guitar
Scotty Moore – guitar
Gordon Stoker - piano, backing vocals
Dudley Brooks - piano
Hoyt Hawkins - organ
Marvin Hughes - piano
Bill Black – bass
D. J. Fontana - drums
Millie Kirkham - backing vocals
The Jordanaires - backing vocal

**********************************************
Ouça:
Elvis Christmas Album





Guilherme Liedke é artista gráfico e musico; formado em arquitetura, trabalha com ilustração, edição e pintura. Sua veia artística se estende também à área musical fundamentada nas vertentes dos anos 40 e 50. Nascido e criado em Porto Alegre, foi também uma das vozes ativas, nos duros anos 80 e 90 da torcida colorada na Zona Norte da capital; quarto distrito.
Grande amigo, talentosíssimo, inteligente e bem-humorado cuja participação em meu blog muito me honra. Que venham outras. O espaço estará sempre à disposição.

Um comentário: