Curta no Facebook

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PJ Harvey - "Dry" (1992)



" 'Dry' foi a primeira chance que
eu tive de fazer um disco
e eu pensei que pudesse ser a ultima.
Então, eu pus tudo o que eu tinha nisso."
PJ Harvey


O aparecimento da britânica Polly Jean Harvey na cena musical alternativa, ali pelo início dos anos 90, foi como que um sopro de vida no meio, sobretudo no cenário feminino. Foi um refrescor, uma nova energia, uma revitalização. Há tempos não aparecia uma mulher no mundo do rock com aquela vitalidade, força, pegada, criatividade e qualidade. Via-se muitas cantoras pop rebolando o traseiro e gemendo, algumas band-leaders interessantes como Courtney Love, um L7 aparecia de vez em quando, um Babies in Toyland, Shirley Manson do Garbage despontava, mas aquela garota magrela, de boca larga, olhar descaído e nariz aquilíneo era diferente. Era superior.
Seu primeiro álbum, “Dry” de 1992, comprova isso com um rock básico, certeiro, potente e sem concessões. Sem inventar muito, com linhas de baixo fortes, marcantes, muita distorção e composições que chegam a parecer ‘burras’ de tão simples mas que na verdade guardavam uma alta dose de síntese, PJ e sua competente banda nos brindavam com um disco vibrante, forte, quente e cheio de energia.
Destaque para “Oh My Lover” que abre o disco derramando sensualidade e paixão sobre uma base de grave e distorcida; “O Stella” caprichando nas guitarradas e quebrando tudo; para “Dress’, pegada, ritmada, de bateria alta, uma das melhores do disco; para a endiabrada “Sheela-Na-Gig”; para o tratamento de violinos na semi-acústica mas não menos anárquica “Plants and Rags”; para a interpretação espetacular de PJ na sombria “Fountain”; e para a ótima “Joe”, acelerada, barulhenta e visceral.
PJ Harvey começava sua trajetória fazendo o simples e talvez por isso tenha acertado na mosca. Sem frescura. Sem invencionice. Rock básico, cru, puro. Assim, seco!
****************************************

FAIXAS:
1. Oh My Lover - 3:57
2. O Stella - 2:36
3. Dress - 3:16
4. Victory - 3:16
5. Happy And Bleeding - 4:50
6. Sheela-Na-Gig - 3:11
7. Hair - 3:45
8. Joe - 2:33
9. Plants And Rags - 4:07
10. Fountain - 3:52
11. Water - 4:32

************************************
Ouça:
PJ Harvey Dry




Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário