Curta no Facebook

sábado, 13 de outubro de 2012

Numa Esquina de São Chico









Réplica habitável do primeiro Banco da cidade
no pátio central da livraria.
Luciana Olga e Daruska
São Francisco de Paula esconde verdadeiras riquezas. É um lugar mágico - vizinho das cidades de Gramado e Canela, possibilita aos visitantes menos afobados a oportunidade de desfrutar da sua natureza, do seu ar puro, das suas ruas, sabores e habitantes. No Centro da cidade, em plena avenida Júlio de Castilhos encontramos uma enorme livraria cujo nome tem muito a ver com a impressão que temos quando a avistamos - Miragem.
Sim, numa cidade de 20 mil habitantes uma professora de teatro, hoje aposentada, aos 68 anos administra uma Livraria repleta de excelentes títulos e acervo não só literário, mas também musical e multimídia. Luciana Olga Soares, nasceu em Porto Alegre, mas foi ainda muito criança morar em São Chico, e desde então, vive lá junto com seus 26 cães na zona rural da cidade. Em 1999, essa pisciana resolveu reunir suas poesias e pensamentos num livro intitulado "Miragem" e logo depois abriu a Livraria, erguida do zero num projeto arquitetônico com a atmosfera dos prédios europeus, onde todas os andares estão integrados. 
Estantes com preciosidades literárias
com excelentes e variados títulos
A visita inicia com a recepção de Daruska - essa jovem senhorinha canina de 17 anos, que carinhosamente deixa-se acariciar logo na entrada, balançando a cauda. O tempo de visitação dentro da Livraria poderia ser facilmente esquecido, não fosse a presença de inúmeros relógios em todos os formatos e tamanhos que lá estão para venda. Aliás, praticamente tudo que está exposto pode ser adquirido e em breve haverá além do espaço para exposições um Sebo localizado no sótão. Fiquei mergulhada nesse pequeno universo por exatas 3h30min e confesso que não senti o tempo passar. A sensação era de estar lendo um livro, daqueles que descrevem lentamente cada descoberta, deixando o narrador ainda mais surpreso com a sequencia de fatos revelada, página a página. Recomendo aos amigos que forem passear na Serra Gaúcha de acrescentar em seu roteiro a Miragem Livraria e vivenciar um pouco de Arte Viva em meio aos livros e aos verdes das árvores.

Hall térreo da Livraria concentra um pouco da
história de sua idelaizadora e abre as portas para a Casa de Chá
Espaço intermediário que prece miragem
através dos espelhos
Sótão onde será o espaço
do Sebo da Livraria
Vista interna do
segundo andar
Réplica habitável do primeiro Banco da cidade
que fica no pátio lateral da Livraria e que em breve
deverá ser vizinha da réplica da primeira igreja,
ainda em fase de projeto
Espaço interno da réplica do banco, onde se realizam
eventos para terceiros, mediante locação/parceria



texto e fotos: Leocádia Costa




Um comentário:

  1. Que maravilha D.Luciana, fez de sua livraria um verdadeiro tesouro, para a cidade em que escolheu viver. Sua idade é um mero detalhe, pois mostra-se muito jovem, dinâmica e com idéias e muitos planos,para o futuro. Pelo relato,sua livraria,ainda, será uma atração turística, para a cidade de São Chico. Iara.

    ResponderExcluir