Curta no Facebook

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Atacama: uma aventura fotográfica, de Felipe Dumont e Thierry Rios, ed. Imprensa Livre (2007)





Em rápida estada em Rio Grande (RS), ganhei do fotógrafo rio-grandino Felipe Dumont um exemplar de seu livro “Atacama: uma aventura fotográfica”, co-assinado por seu amigo e também fotógrafo Thierry Rios. Como o nome sugere, registra fotos da dupla feitas no deserto do Atacama, norte do Chile, conhecido como o mais alto e mais árido do mundo, além dos pequenos povoados dos arredores onde puderam registrar deslumbrantes imagens, algumas de lugares tão inóspitos que parecem não pertencer ao planeta Terra.

A predominância da luz solar, na grande maioria dura, provocando muita sombra e contraste, marca as cerca de 130 fotos escolhidas para figurar na obra. Sem créditos para um ou outro, demonstrando a verdadeira parceria de Felipe e Thierry, mostram, na primeira parte, vários grandes planos da Cordilheira de Sal, onde é possível perceber as incríveis variações cromáticas produzidas por uma região em que o sal petrificado, a neve, o gelo e a água líquida convivem com a claridade da luz natural, criando imagens quase surreais. Tão sobrenaturais quanto são as de El Tatio, onde gêiseres situados sobre uma caldeira vulcânica, em plena Cordilheira dos Andes, jorram água fervente que, em contato com o ar e a temperaturas abaixo de zero, gera vapores que, quando iluminados pelo sol, produzem efeitos interessantíssimos. Quase surreal.
As que mais gostei, no entanto, vêm na segunda metade do livro: as fotos dos povoados áridos, coloridos e fulminados por um sol que parece permanentemente o de meio-dia. É uma região localizada a altitudes de 3 mil a 4 mil metros onde, reza a lenda, não chove a 400 anos. Seu povo, os atacamenhos, é judiado pelo sol implacável, pelo vento arenoso e pelo ar seco. Com muita sensibilidade, a dupla consegue captar lindos lances dessas pessoas cujos primeiros nativos, dizem, datam de 10 mil anos atrás.

Variações climáticas abissais (Felipe me relatou que, num dos dias, passaram de -18° para 26° num intervalo de oito horas), natureza incomum, gente hospitaleira e muita, mas muita aridez. “Que força é essa que nos moveu a um lugar tão longínquo e de condições tão difíceis?”, perguntaram-se depois da jornada. Em seu depoimento no livro, Felipe responde a essa questão: “Essa força não é outra senão um grande sentimento de poder. O poder de parar o tempo.” De fato, é o que esse belo livro consegue transmitir àqueles que, como eu, estão confortavelmente aqui embaixo. No planeta Terra.

3 comentários:

  1. As fotos revelam a grande sensibilidade do(s)artista(s), que consegue transmitir informações importantes,de imagens simples.Iara.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto fotos da Rita do Atacama e documentários na TV. Apesar de inóspito é de uma beleza singular e até poética.
    Rosana

    ResponderExcluir
  3. Valeu Daniel ! Vc me fez voltar a olhar o livro e sentir vontade de voltar ao Deserto, o Atacama é O LUGAR, merece ser visto mais de uma vez !!! Abraço Grande, Thierry

    ResponderExcluir