Curta no Facebook

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Depeche Mode - "Violator" (1990)



"Deixe-me te mostrar o mundo em meus olhos"
da música "World in my Eyes"


Banda frequentemente subestimada por ser, equivocadamante, incluída num rol de grupos oitentistas de synth e technopop que simplesmente ligavam as 'máquinas' e deixavam as coisas acontecer, o Depeche Mode, indubitavelemente se distanciava desta turma por virtudes notórias e superiores sobretudo no que dissesse respeito às composições. Com um tecladista e compositor altamente qualificado, diferenciado e criativo, Martin L. Gore; um vocalista de interpretações sensíveis e precisas, com um vocal grave e bem empostado, Dave Grahan; com letras intimistas, profundas e inteligentes; e composições muitíssimo elaboradas, bem estruturadas e sofisticadas; fazia um pop eletrônico que trazia em seu rastro ainda ares do pós-punk e influências muito vivas do chamado gótico do início dos anos 80.
"Violator" de 1990, o oitavo trabalho da banda, é um daqueles discos, literalmente, de marcar época, servindo como referência na sua linguagem, na sua proposição e no contexto musical e artístico daquela transição de décadas.
O disco foi muito bem recebido pelo público e emplacou uma série de hits, entre eles "World in My Eyes" um pop sombrio impecável que abre o disco; a ótima "Enjoy the Silence" mais embalada e gostosa de dançar; "Policy of Truth", composição interessantíssima e igualmente excelente; e "Personal Jesus", com sua base-riff marcante, buscada sutilmente do country, simplesmente uma das grandes músicas da história, sendo multi-reverenciada por diversos artistas, tendo inclusive regravações bem bacanas de Marilyn Manson e Johhny Cash.
Das menos conhecidas, a lenta e viajante "Sweetest Perfection" é uma picada na veia; "Clean", mesmo pesada, densa, tenta ser uma luz na escuridão; e a belíssima "Blue Dress", que lembra um pouco as composições western de Enio Morricone é uma das minhas favoritas.
Depeche Mode, provavelmente junto com o New Order e algumas outras poucas 'boas almas' do techno synth ou similares naqueles idos anos 80, representaram a prova de que podia haver vida inteligente no pop e que era possível fazer música eletrônica de qualidade, e "Violator" é inegavelmente um dos grandes símbolos disso.
********************************
FAIXAS:
1."World in My Eyes"
2."Sweetest Perfection"
3."Personal Jesus"
4."Halo"
5."Waiting for the Night"
6."Enjoy the Silence"
7."Policy of Truth"
8."Blue Dress"
9."Clean"

********************
Ouça:
Depeche Mode Violator


Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário