Curta no Facebook

quarta-feira, 1 de junho de 2011

The Zombies - "Odessey and Oracle" (1968)


"Não tenhas medo; esta ilha é sempre cheia de sons, ruídos e agradáveis árias, que só deleitam, sem causar-nos dano. Muitas vezes estrondam-me aos ouvidos mil instrumentos de possante bulha; outras vezes são vozes"
trecho de "ATempestade" de Shakespeare,
na contracapa do disco


Banda de dois discos apenas. Em parte por conta de questões internas e muito por motivados por questões de gravadora, o The Zombies acabou lançando seu segundo e derradeiro álbum, o brilhante “Odessey and Oracle” , já sabendo que seria o último, mas foi o que bastou para garantirem seu lugar de destaque na história do rock e especificamente na formação do pop-rock britânico.
O disco com seus toques psicodélicos e climas barrocos, por vezes pode soar meio datado com a marca dos anos 60 por conta de seus excessivos côros de fundo, mas por outro lado, se bem analisados,estes mesmos arranjos vocais mostram-se de impressionante qualidade e sensibilidade, e a sonoridade da banda revela, por sua vez, um sutil refinamento e avanço da musicalidade daquela época em direção a um modelo pop mais contemporâneo.
O grande sucesso da banda, “Time of the Season”, provavelmente a melhor canção pop de todos os tempos, é um claro exemplo disso, com uma composição moderna, que atinge tal grau de sofisticação, que poderia tranquilamente passar por uma gravação atual de qualquer banda do momento, tal sua contemporaneidade.
Destaques também para “Care of Cell 44” que abre brilhantemente o disco, para a doce balada “Rose for Emily”, para a sombria “Beachwod Park”, para a psicodelia 'medieval' de “Butcher's Tale” e para outra daquelas atemporais, a ótima "I Want Her, She Wants Me".
Observar para o curioso nome do álbum originado, na verdade, por um erro de grafia do designer gráfico da época que escreveu odessey e não odyssey. Erro que, ironicamente, acabou consagrado em um dos grandes discos da história.
**********

 FAIXAS:
  1. "Care of Cell 44" (3:53)
  2. "A Rose for Emily" (2:17)
  3. "Maybe After He's Gone" (2:31)
  4. "Beechwood Park" (2:41)
  5. "Brief Candles" (3:38)
  6. "Hung Up on a Dream" (2:58)
  7. "Changes" (3:16)
  8. "I Want Her, She Wants Me" (2:50)
  9. "This Will be Our Year" (2:07)
  10. "Butcher's Tale (Western Front 1914)" (2:45)
  11. "Friends of Mine" (2:15)
  12. "Time of the Season" (3:31)
*********************
Ouça:
The Zombies Odessey and Oracle



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário