Curta no Facebook

sábado, 19 de fevereiro de 2011

ARQUIVO DE VIAGEM - Fernando de Noronha




vista da Baía dos Porcos do alto do mirante do Sancho
 Tive nesta última semana, um curto, porém bem aproveitado, período de férias, desfrutado na belíssima ilha de Fernando de Noronha; e, amigos, definitivamente, tudo o que se fala a respeito da beleza natural do local se justifica. É certamente um dos lugares mais lindos não somente do Brasil como provavelmente do mundo. Beleza que não se limita às paisagens de encostas encrespadas de pedras vulcânicas, ao Morro do Pico visto de qualquer lugar da ilha; à vegetação quase intocada em alguns pontos; às variadas tonalidades de azuis de seu mar, mas estende-se também à sua maravilhosa fauna, sobremaneira a marítima, admiravelmente preservada e bem cuidada pelas entidades oficiais e incrivelmente respeitada pelos turistas.
Tartaruga marinha recolhida para marcação
por biólogos do Projeto Tamar na Baía do Sueste
Tive o prazer de fazer um mergulho guiado na Baía do Sueste, local de variada fauna aquática e de desova das tartarugas marinhas, no qual fiquei verdadeiramente maravilhado com a quantidade de espécies, a diversidade de cores e tamanhos de peixes, com a beleza dos corais, com o nado soberano da tartaruga-verde ali à minha frente, com a mansidão de um tubarão-limão passando pertinho de mim indiferente a tudo, com a magnitude de uma grande arraia estacionada no fundo do mar, com a vegetação marinha, com tudo ali. Tudo incrível!
Não vi de perto mas pude avistar de cima, da Baía dos Golfinhos, as  piruetas e saltos do golfinho-rotador, espécie assídua na ilha, que frequenta tranquilamente a baía em bandos praticamente ao longo de todos os dias do ano. Espetáculo simplesmente incrível e emocionante.
O Morro do Pico visto da Praia da Conceição
E as praias, amigos! O que dizer das praias? Como já disse, com suas pedras resultantes de longínquas formações vulcânicas, formam verdadeiras molduras escultóricas para cada trecho de baía que constituem cada praia. Entre as do Mar de Dentro, voltadas para o Brasil, temos as interessantes praias do Porto e do Cachorro não tão boas para banho, uma por causa dos barcos e a outra por causa das pedras; a belíssima, e bem aprazível, Praia da Conceição; a gostosa e igualmente linda Praia do Boldró; a badalada pelos surfistas e conhecidíssima Cacimba do Padre; e a melhor paisagem para as fotos na Baía do Sancho com sua encosta íngreme cuja praia só é acessada por uma enorme escadaria.
As piscinas naturais da Ponta das Caracas
aqui com a maré cheia
Do outro lado, no Mar de Fora, voltado para a África temos as praias de acesso limitado pelo IBAMA como a Praia do Atalaia que tem horários e visitantes limitados; a Ponta das Caracas com suas piscinas naturais, hoje fechadas para banhistas pelo perigo da inconstância das marés; a Praia do Leão ali pertinho onde o IBAMA também tem ações relativas às tartarugas marinhas; a Caieira um pouco mais liberada porém menos interessante para banhistas; e a melhor para banho, a já mencionada Baía do Sueste com suas calmas e claras águas de enseada onde pode-se tomar banho tranquilamente sem a incidência de ondas mais fortes, além de poder-se fazer os mergulhos com equipamento e guias credenciados que vão apontando as curiosidades durante o percurso mar adentro. Uma das mais legais e mais bonitas do conjunto de praias da ilha.
A Baía do Sueste
A topografia, até por conta da formação geológica, e bem acidentada, por isso tem-se muitos aclives, declives, morros acima e abaixo e caminhos irregulares. Sendo assim, é recomendável para todo o turista que não pretenda morrer subindo e descendo ladeiras o tempo todo, que alugue um buggy, o que é bem fácil uma vez que a oferta é bem ampla. nós alugamos um. De resto, tirando as trilhas mais complicadas e pontos meio íngremes, os caminhos da ilha são bem fáceis e, na verdade, atravessa-se a ilha inteira em 10 minutos pela BR-363 que a corta de um lado a outro, que é, a rigor, única estrada asfaltada do lugar.
A propósito de infra-estrutura urbana, excetuando o asfalto que realmente não é recomendável até por uma questão de preservação ambiental, deve-se dizer que Fernando de Noronha é um lugar estritamente recomendado para férias e pequenas temporadas, uma vez que suas condições de permanência prolongada ou de vida são mínimas. A água é a mesma do mar, só que dessalinizada, porém quando a estação tem algum problema a população local chega a ficar 10 dias sem água; a energia elétrica é obtida por um grande gerador a diesel, abastecido periodicamente por embarcações vindas de Recife, e que é responsável pela energia da ilha inteira; só há uma escola e pelo que soubemos esta sofre com falta de professores e os que lecionam lá são bastante despreparados; não existe sequer uma UTI ou uma maternidade no local; tudo é muito caro pela dificuldade de se obter qualquer coisa, uma vez que a maioria dos artigos, sejam eles alimentícios, de higiene, domésticos, de lazer ou qualquer outro tipo, tem que vir de Natal ou de Recife; e além de tudo isso, tudo o que existe de bom ou bem estruturado é voltado para o turista e não para a população local.
Peixes em um pequeno tanque natural
na praia do Boldró
Até por isso come-se muito bem na ilha! O fato da pesca ser uma das principais atividades locais e da culinária nordestina ter aquele toque todo particular faz com que os pratos de frutos-do-mar sejam as principais atrações do cardápio noronhense. Não dá pra deixar de experimentar a 'coxinha' de Tubarão do Restaurante Tubalhau, perto da praia do Porto, e que tem até um pequeno e interessante Museu do Tubarão, anexo ao estabelecimento e um jardim de esculturas no gramado à frente dele. A propósito de tubarão, sua carne é, por sinal, uma das mais utilizadas nos pratos locais na maioria dos restaurantes e, diga-se de passagem, para minha agradável surpresa, é excelente. Comemos no requintado Restaurante Varanda que fica na Vila do Três; no chiquérrimo Restaurante Zé Maria, no bairro Floresta Nova; no agradável Trattoria del Pescatore com ótimo atendimento na descida para a Vila dos Remédios. Todos ótimos! Mas o melhor mesmo foi o bolinho de tubarão e o tubarão ao molho do modesto Restaurante da Edilma, também na Vila dos Remédios. Discretinho, direitinho, sem maiores requintes mas com uma comidinha excelente. E o pirão??? Hmmmm!!! Se for a Noronha não deixe de comer lá.
Dentro do Forte
Nsa. Sra. dos Remédios
Ali por perto da Edilma tem ainda o tradicional Bar do Cachorro onde dizem que o forró come solto noite adentro; tem a igreja de Nsa. Sra. dos Remédios de traços bem simples e modestos; e o Forte dos Remédios de 1687, em bom estado de conservação, figurando imponente e alto visível de boa parte da cidade. Um lugar verdadeiramente encantador! Um verdadeiro paraíso de beleza natural. Merece, é verdade, um pouco mais de cuidado com o povo dali, mas se em lugares onde tudo é mais fácil, já não se tem tudo o que se precisa, imagine-se lá numa ilha afastada do continente. Mas fico verdadeiramente satisfeito de ver que lá as ações de órgãos de preservação, voluntários e pessoas interessadas em manter aquele lugar lindo como é, mesmo com dificuldades burocráticas, com limitações de recursos, com falta de qualificação, com esta mencionada falta de infra-estrutura local e com (infelizmente) ainda alguma falta de educação de alguns turistas, conseguem manter Fernando de Noronha ainda muito verde, muito vivo, muito natural (na medida do possível).


Vista do Mirante do Boldró.
O pôr-do-sol entre os Dois Irmãos



2 comentários:

  1. Viu como viajar é maravilhoso!!!

    Rosana

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha ter contato com a natureza plena de beleza e encantamento como se pode traduzir o que descreveste.Maravilha, também é saber que existe a preocupação em preservá-la, mesmo não contando com todos os recursos, os filhos da terra contam com a boa vontade e sabedoria.Iara.

    ResponderExcluir