Curta no Facebook

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ARQUIVO DE VIAGEM - Paraty (RJ)



O pessoal do Rádio Comida já chega "tumultuando"


Um monte de pequenas coisas legais nesta passagem que tive por Paraty para a virada de ano.
Uma delas foi o pessoal da Rádio Comida, um grupo de artistas de rua engraçadíssimos que saem por aí invadindo restaurantes e fazendo versões gastronômicas para sucessos populares. Por exemplo, "Jesus Cristo" do Roberto Carlos virou "Peixe Frito", "Help" dos Beatles virou "Crepe" e "Eu te amo, meu amor" do Magal virou "Eu fiz frango com arroz" e assim por diante. Impagável também é a performance para "Kibe", quero dizer, "Beat It" do Micheal Jackson. Aliás, impagável não, porque no final eles, adaptando aquele "quem sabe ainda sou uma garotinha..." de "Malandragem" conhecida na voz da Cássia Eller, anunciam que "é hora de passar a sacolinha". Mas a gente paga com prazer.

**********************

O cara (esq.) esmerilhando as duas guitarras,
uma com ele, outra na bancada
Talentosíssimo também é o guitarrista do grupo que se apresenta no Margarida Café. A banda toda é boa, baixista competente e o baterista além de exercer bem sua tarefa nos brindava com seu vozeirão nos backing vocals. Mas o cara da guitarra é fora de série. Como se fosse um polvo tocava duas guitarras ao mesmo tempo e uma terceira em solos. Fenomenal!
O lugar também é ótimo. Com uma decoração de muito bom gosto entre o artesanal e o chique, fazendo um ambiente aconchegante e gostoso. Mas tudo isso não seria nada sem a comida, e das que experimentamos na cidade, certamente foi a melhor.
Quando forem, visitem e comam lá. É meio caro mas vale.

*************************

A simpaticíssimo interior do Bodega
Outro lugar bem bacana que fui por recomendação da minha irmã é a Bodega do Poeta, lugar também bem acolhedor e simpático cheio de pinturas temáticas de música e quadros com fotos de mestres da música brasileira. É uma espécie de point cultural com MPB ao vivo, uma bancadinha de livros para clientes que se interessarem e cardápios com capas cheias de fotos de músicos e escritores. Gostoso lá.







************************

Nestas andanças pelo centro histórico, quase oculto, se não fosse por uma discreta plaqueta encostada na porta, descobrimos um precioso sebo. Pequeno. Com pouca coisa. Mas com coisas muito boas. O próprio dono admite que não compra qualquer coisa pra botar na loja; só o que ele gosta. Na placa dizia "LP's eCD's de jazz". Fomos ver. Nossa! Que maravilha! Dava vontade de levar tudo.
Conversei bastante com o dono, o sr. Dário, um italiano músico de jazz e fã de Miles Davis. Trocamos algumas ideias e aprendi um pouco mais sobre jazz. Trouxe por recomendação dele o CD "Miles Smiles" de 1967.
Boa dica sr. Dário.

************************

O pessoal todo aglomerado na frente
do Café Paraty olhando o show pela janela
A virada foi de baixo de axé e funk (fazer o quê?) mas logo depois da meia-noite deixamos a praia do Pontal onde havia a queima de fogos e voltamos ao centro histórico. Dali a pouco começo a ouvir algo que se parecia com Stones... Parecia "I Miss You". E era.
Um bar, o Café Paraty tinha uma apresentação de uma banda de rock e blues e dava pra se ouvir à distância. O resultado foi uma grande aglomeração na parte de fora com o pessoal dançando e cantando no meio da rua. Arrisco dizer que estava mais animado fora do que dentro.
Ficamos ali mais um pouco, curtimos mais um sonzinho e depois voltamos pra pousada. Chega uma idade que já não se tem o mesmo pique (hehehe).

*************************

Daquelas imagens curiosas: na rua da pousada onde estávamos hospedados, sempre que saíamos víamos um senhor idoso em frente a uma oficina de consertos de instrumentos musicais que ficava o tempo todo soprando uma flauta quase sem conseguir extrair nenhum som. O vi umas três ou quatro vezes sempre que saía da pousada e invariavelmente nada de sair algum som daquela flauta, ou se tanto, um suspiro quase inaudível. Não sei se tentava consertar a flauta, se tentava aprender a tocá-la ou o quê.
Sei que nos outros dias, véspera e Réveillon, não o vi mais. Desapareceu mas deixou um aviso: "se for urgente estou por perto. podem me ligar..." e seguia o número.
Provavelmente hoje, passadas as festas, ele deve estar novamente lá na frente da sua loja soprando sua flauta sem tirar som nenhum.

**********************

Chegando à  Ilha da Lula
Circuito das ilhas: OBRIGATÓRIO!
Águas límpidas e verdinhas.
Todas muito bonitas.

Dica fria foi a para que visitássemos Paraty Mirim. Praia sem graça, areia estreita, água com má aparência, cheia de barcos de pesca e vegetação de mangue. Programa desperdiçado, mas no geral não atrapalhou nada.

Trindade é meio longinho, tem que pegar a estrada, mas também vale a pena. Bonito mas já tá ficando meio farofada, principalmente a Praia do Meio. É de se aproveitar enquanto é tempo.
Panorâmica da Praia do Meio em Trindade


Cly Reis

3 comentários:

  1. Incrível como em qualquer época sempre tem turistas em Paraty. Que linda a panorâmica da praia do Meio. Fiquei intrigada com o tiosinho da flauta. Iara.

    ResponderExcluir
  2. Putz... anos q nao vou a Paraty. Vamos combinar um fim de semana la?

    ResponderExcluir
  3. No centro tem um restaurante chamado Candeeiro. Fiquei mais de uma hora esperando o prato!!!! E olha que estava vazio o lugar. Achei uma falta de respeito. Tirando isso, tudo foi ótimo.

    ResponderExcluir