Curta no Facebook

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"Chico Buarque - Histórias de Canções", de Wagner Homem (Ed. Leya - 2009)



"Gostei da leitura, flui muito bem. Fiz algumas correções, até de erros de digitação, e assinalei-as com asteriscos. Enquanto lia, eu pensava, tenho uma história boa para contar ao Cachorrão. Mas à medida que o livro avançava, todas essas histórias apareciam. Vou pensar mais um pouco, procurar alguma anedota inédita, mas acho que você as conhece todas, melhor que eu."
e-mail de Chico Buarque
para Wagner Homem
em 30/01/2009




Acabei há poucos dias a agradável leitura de "Chico Buarque: Histórias de Canções"; uma linha de tempo da carreira do cantor, compositor e escritor, traçada através de suas obra musical, numa compilação de depoimentos, frases, relatos e entrevistas sobre várias de suas canções, idealizada por Wagner Homem, amigo e organizador do site de Chico.
Histórias, parcerias, origens, mentiras, verdades... O livro traz uma série curiosidades reveladoras, tais como a derrubada da lenda que "Jorge Maravilha", dos versos "você não gosta de mim, mas sua filha gosta", teria sido escrita para a filha do General Geisel que admitira na época admiração pelo artista; a revelação de algumas "brigas" com o parceiro eventual Vinícius de Moraes, especialmente em "Valsinha" quando Chico rebate sarcasticamente a todas as sugestões do poetinha para alterações na letra; a inspiração a partir do conto "Bola de Sebo" de Guy de Maupassant para "Geni e o Zepelin"; ou ainda as consultas a publicações especializadas de gastronomia e ornitologia para as músicas "Feijoada Completa" e "Passaredo, respectivamente. E tudo mais: censura, mulheres, filhos, festivais, trilhas, peças... Tudo sobre as grandes letras deste que é um dos maiores compositores da música popular brasileira e atualmente um dos melhores escritores contemporâneos da língua portuguesa.
Deliciosa leitura!



Cly Reis

Um comentário:

  1. Que bom terminar de ler um livro e achar Deliciosa leitura. Até o próprio Chico gostou. Interessante é que eu sempre que ouvia a musica Geni e o Zepelin, achava que o Chico a havia tirado do conto "Bola de Sebo" do Maupassant,pela semelhança. Iara.

    ResponderExcluir