Curta no Facebook

domingo, 17 de janeiro de 2010

The Smiths Cover - Rio Rock & Blues Club - Rio de Janeiro (16/01/10)



Na minha Porto Alegre, quando morava lá, costumava ir muito nas noites de terça-feira a um bar chamado 8 e 1/2, onde acontecia a "Terça Clássica", a noite com apresentações de bandas cover dos clássicos do rock. Lá vi covers de Doors, Hendrix, Pink Floyd, Stones, Raul; algumas muito boas, outras nem tanto. Mas de qualquer forma adorava ir ao 8 e 1/2 para ver fãs, como eu, tocando as músicas dos nossos heróis.
Logo que cheguei ao Rio de Janeiro senti falta de ter lugares deste tipo, com rock, covers de bandas e tal. Infelizmente, ainda que se encontre este tipo de programa, a cultura local predominante é samba e funk, e lugares qualificados com boa música não são assim tão fáceis e comuns.
Aqui, depois de alguma procura, depois de alguma demora, fui brindado com a existência do Rio Rock & Blues Club que me proporciona estas oportunidades, das quais com alguma frequência desfruto. Ontem, em especial tive uma das melhores experiências neste local. A casa apresentou uma banda cover do quarteto de Manchester, The Smiths. Pela fila, pela espera, pelas camisetas, pelos topetes já se via que não seria uma apresentação cover como as outras da casa. Quando se fala em The Smiths, em Morrissey, a gente sabe que existe aquela coisa meio "religiosa" dos fãs. E, de fato, foi um dos shows cover mais emocionantes que já assisti.
Contando com um vocalista simpaticíssimo e músicos competentes a banda empolgou mesmo os espectadores mais exigentes. O Morrissey-cover não se limitava às imitações de postura e trejeitos do original e mandou bem no microfone conseguindo se aproximar do timbre do inglês, e o nosso Johnny Marr, impressionantemente, não fez feio e segurou até algumas difíceis como "Still Ill", por exemplo. Tá certo que quando alguém pediu "Girl Afraid" o vocalista disse que aí teria que chamar o próprio Marr, mas a gente compreende. Seria complicado mesmo.
Pontos altos pra mim foram a ótima e muito bem executada "Handsome Devil"; a surpresa de "Headmaster Ritual" que não é das mais conhecidas e a já citada "Still Ill" que eu tinha mesmo expectativa de ouvir. Mas o ápice do show foi "Suedehead", da carreira solo de Morrissey, que o vocalista definiu como uma "quase Smiths". Eu já tinha visto pessoas cantarem juntas lá no RR&BC refrões conhecissimos e populares do rock como "can't buy me loooove" ou "smoooke on the water...", mas nunca tinha presenciado o bar todo em uníssono entoar um refrão, e assim foi com "i'm so sorry" de "Suedehead". Todos juntos. Lindíssimo. Verdadeiramente incrível!
Como se não bastasse tudo isso, me pegaram de surpresa com a inusitada "Last Night I Dreamt that Somebody Love Me" que invariavelmente me emociona. Nunca imaginei que fossem tocá-la até porque não foi dos hits da banda. O fato de ser a "cópia" dela não fez com que me tocasse menos e o resultado foi que quase cheguei às lágrimas.
Mas como disse o prórpio vocalista, Robeto Freitas, gostar de bandas como Smiths e Legião (que faria o show cover de fundo) não é pra qualquer um, "tem que ter sensibilidade" disse ele, ao que alguém respondeu de algum lugar da platéia, "tem que ter coração". E é mesmo. É por isso que um show assim consegue provocar todas estas reações. Os fãs de Smiths tem, sobretudo, coração.


Cly Reis

10 comentários:

  1. O Show foi lindo,Fantástico... Não me emociono assim faz tempo. Ainda bem que os smiths cover existem.

    ResponderExcluir
  2. Só estando lá pra entender o que se passa,é como se nos transportasse-mos para uma realidade paralela onde todas as diferenças desaparecessem,e o que se via era a grande realidade musical!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Clayton, muito obrigado por suas palavras em relação ao The Smiths cover. Pessoas feito você são raras e especiais.Isso só nos dar força para continuar a homenagear uma das maiores bandas de todos os temos.Um forte abraço.
    ROBERTO FREITAS.

    www.thesmithscover.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo sucesso, meus amigos!!! Não se esqueçam de me chamar para o próximo show!! Sucessooooooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  5. Tocar no The Smiths cover é uma grande honra, 1º por que celebramos e inaltecemos a memória de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, e 2º por tocar com pessoas da maior competência e que são maravilhisosas.
    E quero agradecer a todas as pessoas que vão as nossas apresentações, e que se tornam sempre um show aparte.
    muito obrigado!
    Anderson Lenon (Baterista do The Smiths Cover)

    ResponderExcluir
  6. Correção: Uma das maiores bandas de todos os TEMPOS.E obrigado a todos pela força!!
    SMITHS FOREVER
    ROBERTO FREITAS

    ResponderExcluir
  7. Pôxa,

    deu vontade de ter participado dessa! Tomara que coincida de quando for ao Rio assitir ao show!
    Abç,

    Dã (de Porto Alegre).

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, não pude ir... mas com essas palavras do Clayton, um fã como eu não pode deixar o próximo passar!!! Vou seguir os passos desse grupo!

    Abraços.

    Junior

    ResponderExcluir
  9. Para os que desejam ir no próximo show, pintou a oportunidade. Dia 06.03.2010 no Rio Rock Blues, rua Riachuelo 20, Lapa, a partir das 23:30 hs. E vc, Clayton, é nosso convidado mais que especial. Abs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Clay, te esperamos no Rio Rock Blues no próximo Sábado, dia 17.04 às 23:00hs.E don't forget the songs, That made you cry
    And the songs that saved your life

    ResponderExcluir