Curta no Facebook

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"Che 2- A Guerrilha", de Steve Soderbergh (2009)




Depois da boa surpresa que foi “Che – parte 1”, fui dar uma conferida na seqüência. Sem muito entusiasmo para falar a verdade. Com a impressão de que, por mais que a trajetória do líder guerrilheiro tenha sido rica, não seria o suficiente para sustentar, com força, uma segunda parte.

Dito e feito. Depois da conquista da ilha no primeiro longa ficou muito pouco por mostrar. A “carreira” de guerrilheiro não vai muito além do que fora mostrado anteriormente e não tinha nenhuma necessidade em ser realçada, caso esta fosse a intenção.
Nem o filme, a película propriamente dita se justifica enquanto obra. Soderbergh produz um filme muito inferior em técnica, recursos, roteiro e ousadia se comparado com o primeiro e não consegue dar ao novo nenhum brilho.

De positivo, a ótima interpretação de Benício Del Toro, como já havia acontecido na primeira parte, a cena de combate na mata boliviana e a cena da morte do revolucionário, onde o diretor usa a câmera como os olhos de Che vendo seu executor.

Tipo do filme desnecessário. Valia mais dar uns quinze minutos a mais de duração no anterior e acabar por ali, ou nem isso, simplesmente ao final do filme escurecer a tela e mostrar um texto na tela resumindo que Che, já legendário por conta da sua atuação em Cuba, vai para o Congo, entra ilegalmente na Bolívia para liderar a revolução naquele país e é capturado depois de um ano e executado pelos militares bolivianos associados à CIA.

Desculpem ter contado o final mas acho que todo mundo já sabia, não?





Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário