Curta no Facebook

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

"Arraste-me para o Inferno" de Sam Raimi (2009)




Fui conferir o novo Sam Raimi no cinema, semana passada. O diretor hoje já consagrado por conta da franquia milionária “Homem-Aranha”, volta ao gênero que o lançou com o cult-movie “Evil Dead”, um clássico de fundo de quintal (literalmente, pois o filme foi filmado no sítio de um amigo) que mostrava um terror pesado e assustador ao mesmo tempo recheado com boas doses de humor.
O legal é exatamente esta volta à origem. Sam Raimi é um cara qualificado para a coisa e atuando no seu metiê realmente mostra como é que se faz. E curiosamente, mesmo hoje tendo o respaldo das produtoras e muito mais dinheiro pra fazer filme do que na época de “Evil Dead”, Raimi não apela constantemente e abusadamente dos efeitos especiais e de tecnologias avançadas. Muitas vezes até é meio cru e (propositalmente) primário.
A história em si é interessante mas como ele quer dar um tom engraçado, não se apega muito às verossimilhanças e algumas situações que poderiam ser encaradas como “acontecíveis” ficam totalmente mentirosas e inaceitáveis. Mas no caso de Sam Raimi sabemos que faz parte da idéia e o conceito acaba reproduzindo alguma coisa da seqüência “Evil Dead”, principalmente do 3° da série, o pior, mas o mais divertido.
O papo todo é que uma garota ambiciosa em subir de cargo, para provar que pode dar lucro ao banco que trabalha, nega uma prorrogação de prazo para uma velhinha que vai ser despejada. Só que mal sabe ela que a velha é uma bruxa e que se sentindo humilhada pela situação no banco, joga uma maldição pesada pra cima da garota. A velha morre logo em seguida e não tem mais como tirar a maldição, a não ser por tentativas de magia negra e outros recursos que a menina, atormentada por ataques invisíveis, sombras e alucinações, vai fazendo ajudada por um vidente que reconhece a entidade para quem foi oferecida a maldição da velha. O final (que eu não vou contar) é até previsível mas é legal por conta da dúvida que causa no espectador.
Bonzinho, no fim das contas, mas não é tuuuudo isso, não. Bom mesmo foi ver que Sam Raimi voltou a causar terror.


Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário