Curta no Facebook

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Os Causo de Dois Morro - "A Cidade"





Me utilizo-me deste ilustroso espaço que o mui ilustroso bloguero me concede pra contá uns causo curioso da minha amada Dois Morro, mas acabo por não falando do lugar em simesmo que é uma belezura de lindeza.
Conformes já se falô no primeiro causo, lááá atrás, Dois Morro é uma cidade que fica ali entre a Província Cisplatina e a Província de São Pedro, fazendo fronteira com a Terra de Vera Cruz e a Terra de Santa Cruz, aqui no meu Rio Grande.
Tem uma vastitude de terra que é maior que os Estadozunido só que não aparece nos mapa de jografia por uns poblema de direito de image. Não quizero pagá o que Dois Morro merece, então não fazemo questã de aparece.
Zimportante mesmo é qui si tome conhecimento qui Dois Morro, por ezempo, foi a primeira capitar do Brasí; qui os mais antigo osso de anemar préstórico fôro achado em Dois Morro; qui Dois Morro sobreviveu-se ao grande alagamento que inundô Atrântida, e só resistiu porcausdeque como os morro são mui alto, mui acima do níver do mar, a água não chegô em nóis e nóis fiquemo tudo lá de cima do morro da direita se rindo nos atrântidense tudo boiando lá embaxo qui nem qui uns monte cocô na patente.
A despropósito dos morro, o mais arto é o da direita, conhecido por Morro da Direita e o ôtro, o da esquerda nóis chamamo de Morro da Esquerda. Procê tê uma idéia o Morro da Direita é tão arto, mais tão arto que nóis botamo uns peão lá no arto do morro, subido nuns banquinho, pra trabalhá consertando uns buraquinho que aparecero na camada d’ozônio.
Dois Morro tem o maior rio do universo que é o Rio Entremorros qui tem esse nome porcausdequê passa no meio dos Dois Morro e tem maior lagoa de água doce do mundo, a sanga da Coca-Cola que tem esse nome porcausdequê em vêis d’água tem Coca-Cola, mesmo. A piazada se farta nadando e tomando Coca-Cola na sanga. É uma coisa linda di si vê!
Dois Morro é conhecida mundialmente no mundo todo porcaus do seu produzimento agropecuariano. Lá tem as maior plantação de presunto, de sucrilhos, de churros e de spaggetti. O pé de spaggetti parece um chorão-choroso. Mui lindo.
E sem esquecê das famosa plantação de ovo qui são de uma vastitude, de uma belezura tamanha qui são até de fazê aguá no zóio do vivente. Liiindo! Branco até aonde a vista alcança!
Ah, e os bicho! As vaca dão uísque, os cavalo nasce nas árvre e os porquinho da Índia não tem porqui são da Índia e não são porquinho de Dois Morro.
Mas tem os famoso profiteróle de Dois Morro, mas dos profiteróle eu vou falar outra hora.
Por agora chega. Vou me encostar na sombra desse pezinho de buceteiro e bodiá o resto do dia todinho.
Com sua licença.


postado por Chico Lorotta

Nenhum comentário:

Postar um comentário