Curta no Facebook

domingo, 28 de dezembro de 2008

"Cloverfield-Monstro", de Matt Reeves (2008)




Peguei pra ver neste feriadão de Natal "Cloverfield- Monstro" que já me impressionara por um pequeno trailer que havia visto. A idéia de câmera na mão já recomendava bem o filme. Além disso o fato de aparecer freqüentemente nem listas de melhores do ano, boas críticas e tudo mais, me deixavam curioso para vê-lo mas ácabava sempre protelando e passando outros na frente na hora da locação.

Realmente "Cloverfield" justifica as boas opiniões a seu respeito.

O conceito documental não fica vazio uma vez que a proposta é que ele pareça quase casual. O documentarista de uma festa de despedida, de repente topa com um fato maior e passa a registrá-lo como qualquer um de nós faria se, por exemplo, estivessemos em um aniversário e vissemos aterrisar um disco voador. Evidentemente iríamos voltar a lente da câmera para o momento histórico e talvez único. É o que acontece quando depois de um tremor todo mundo sai pra rua e vê qua alguma coisa está destruindo Nova Iorque. O câmera-man, o irmão do homenageado, que ficou de gaiato nessa função não desliga o equipamento e passa a filmar tudo, ciente de que aquilo poderia vir a ser um registro futuro importante.

O barato deste formato de filmagem é o realismo das cenas, a tensão quase como se estivéssemos presentes na correria, na fuga, no desespero.

O monstro em si, mesmo aparecendo meio de relance nos primeiros momentos, já se mostra assustador e confirma mais ainda esse terror quando é mostrado integralmente mais adiante no filme e traduz satisfatóriamente aquela vontade dos produtores de ter um monstro americano aos moldes do que um Godzila representa para o Japão, ainda nos dias de hoje. Sua origem é desconhecida, no entanto, em determinado momento o "filmador" levanta a possibilidade deste ser uma criação do próprio governo, dada a maneira como as autoridades tentam conduzir a coisa toda.

Um outro barato, que é fundamental principalmente na concepção do final do filme, é o fato de que a fita na qual está sendo gravada a festinha e por conseqüência onde acabam sendo registradas a tragédia, a fuga e tudo mais, era uma fita particular do dono da casa onde estavam registrados momentos íntimos dele com a garota pela qual ele estava apaixonado. Várias vezes no filme há pequenas inserções "casuais" desse fundo da fita, bem como se fosse uma gravação amadora na qual a última gravação ficou ali. Na maior parte das vezes estes flashes do "resto" da gravação não tem importância alguma, mas no final acaba fechando bem o filme e dando algum significado.

Um cena bem legal é a da cabeça da estátua da Liberdade caindo sobre a rua, passando pertinho do cara da câmera.

Nada fora do comum, genial ou esetacular. "Cloverfield - Monstro" é  um bom entretenimento, sem arrependimento.


Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário