Curta no Facebook

terça-feira, 30 de setembro de 2008

"O Alienista", adaptação de Fábio Moon e Gabriel Bá para o conto de Machado de Assis (ed. Agir - 2007)




"(...)De todas as vilas e arraiais vizinhos afluíam loucos à Casa Verde. Eram furiosos, eram mansos, eram monomaníacos, era toda a família dos deserdados do espírito. Ao cabo de quatro meses, a Casa Verde era uma povoação. (...)
trecho de "O Alienista"



Aproveitando o momento no qual se recorda dos 100 anos da morte do maior escritor brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis, quero citar aqui uma de suas novelas que admiro muito e que acaba de ganhar versão em HQ. Trata-se de O Alienista. Para quem não conhece a história, o conto conta a história de um médico que dentro de suas pesquisas, pensamentos, estudos, vai chegando à conclusão que determinadas pessoas na cidade estão loucas, por fugirem de um padrão de comportamento que ele estabelecera. Aos poucos vai aumentando e variando seus conceitos sobre a loucura até chegar ao ponto de internar toda a cidade no manicômio chamado de Casa Verde. A história tem seus desenrolares e reflexões não só sobre a lucidez, mas sobre a condição humana, ética, convenções, política e também sobre influência da ciência na sociedade numa época em que descobertas e teorias estavam em alta porém engatinhando, em um tema que se mantém extremamente pertinente até hoje.
Muito legal a versão da dupla Fábio Moon e Gabriel Bá, bastante fiel ao conto sem perder sua originalidade na adaptação gráfica.



Cly Reis



Nenhum comentário:

Postar um comentário